Os pais dos alunos que vão ingressar na escola no ano que vem só têm até esta sexta-feira (12) para fazer o cadastramento escolar. As inscrições estão abertas para os ensinos infantil e fundamental tanto da rede municipal de Belo Horizonte quanto para a rede estadual. As secretarias de Educação informaram que o prazo não será prorrogado.

Estadual

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), crianças com seis anos completos ou que completarão a idade até 31 de março do ano que vem devem ser cadastradas para garantir uma vaga. Jovens que desejam ingressar no ensino fundamental ou no curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também devem fazer a inscrição. Candidatos a vagas nos demais anos ou ciclos do ensino fundamental vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares que desejam ingressar na rede pública de ensino também devem fazer o cadastramento. 

A inscrição deve ser feita exclusivamente no site da SEE, inclusive daqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades. Não é necessário pagar nenhuma taxa. Quem não tiver acesso à internet pode procurar a Secretaria de Educação da cidade. Conforme o Estado, a inscrição do candidato deverá ser realizada pelo pai, mãe ou responsável que seja maior de 18 anos. Os jovens maiores de 18 poderão fazer a própria inscrição. 

Municipal

Conforme a Secretaria Municipal de Educação (SMED), para o ensino infantil, devem fazer o cadastro os responsáveis por crianças com idades entre 0 e 5 anos. Já para o ensino fundamental podem se cadastrar alunos que completarem 6 anos até o dia 31 de março de 2020, além de estudantes de qualquer idade, que estejam em outras redes e querem mudar de escola ou alunos de escolas municipais que não ofertam o prosseguimento no fluxo escolar do ensino fundamental. As inscrições devem ser feitas neste link.

O cadastramento escolar para educação infantil e fundamental de BH ano é totalmente on-line, mas quem não tiver acesso à web pode procurar as Diretorias Regionais de Educação, até às 17h, para utilizar os laboratórios de informática e preencher o formulário. 

De acordo com a prefeitura, todas as crianças na faixa etária de 3 a 5 anos terão vaga assegurada. As demais dependerão de disponibilidade de vagas. Neste ano, as grávidas também vão poder preencher o formulário. Elas devem fazer o cadastro no próprio nome e, após o nascimento do filho, ir até uma escola de educação infantil e transferir o cadastro para o nome da criança.