Precariedade da BR-040 em Minas sem data para acabar

Danilo Emerich - Hoje em Dia
05/04/2013 às 06:58.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:33

Precária e sobrecarregada. Ainda assim, a BR-040 está longe de ter o trecho que passa por Minas privatizado e duplicado. A concessão, alternativa encontrada pelo governo federal para aumentar a segurança dos viajantes, será adiada. A expectativa do Ministério dos Transportes é fazer a licitação apenas em julho, mas não há previsão para o início dos trabalhos na via.

A licitação deveria ter acontecido em janeiro e o contrato, ser assinado este mês. O prazo foi dado durante o anúncio do Programa Nacional de Concessões de Rodovias e Ferrovias pela presidente Dilma Rousseff, em agosto de 2012. A iniciativa também contempla as BRs 116, 050, 153 e 262.

O motivo do atraso não foi esclarecido pelo ministério. Em abril, começam as audiências públicas para levantar sugestões e propostas para o lote das BRs 040 e 116.

Nas demais rodovias, a fase de estudos vai até maio e as audiências públicas serão finalizadas em junho. A expectativa de publicação dos editais é julho.

Não foi definido o valor individual e o que será feito em cada estrada. Também não há previsão para o início das obras.
 

Problemas

Em agosto de 2012, o Hoje em Dia mostrou a situação das estradas alvo do programa. A BR-040 era uma das mais precárias. O cenário não mudou, ao menos nos 70 quilômetros percorridos pela equipe, na última quinta-feira (5), no sentido Belo Horizonte/Rio de Janeiro.

Não há acostamento em grande parte e a rodovia sofre com o excesso de caminhões. Perto do trevo para Ouro Preto (região Central), a balança de carga desativada facilita o sobrepeso dos veículos, e a falta de manutenção do asfalto resulta em buracos, rachaduras e ondulações.

No km 595, em Congonhas, a pista está deformada. Mato e pó de minério cobrem placas. Faixas sumiram em alguns pontos.
 

Contrato

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), foi encerrado esta semana o processo licitatório para revitalização de pavimento e sinalização na BR-040, entre a curva do Ponteio, em BH, e Ressaquinha (região central).

Os reparos custarão R$ 101 milhões e devem começar nos próximos dias. A vigência do contrato é de dois anos.

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