Prefeito entrega obra e Centro de Saúde da Vila Cafezal deve ser reaberto na próxima segunda-feira

Mariana Durães
13/12/2018 às 11:27.
Atualizado em 05/09/2021 às 15:33
 (Mariana Durães)

(Mariana Durães)

Fechado desde agosto após seguidos casos de violência, o Centro de Saúde Cafezal, na rua Bela Vista, 30, bairro Serra, foi entregue nesta quinta-feira (13). Depois de passar por obras de readequação, o espaço que atende cerca de 11 mil pessoas deve voltar a funcionar na próxima segunda-feira (17).

De acordo com o prefeito de BH Alexandre Kalil, os problemas da unidade eram relacionados principalmente à falta de atendimento. Com a reforma e aumento das equipes, a expectativa é de que a demanda seja melhor atendida. "Problema de violência em Centro de Saúde não se resolve com polícia e com guarda, mas com médico, enfermeiro e atendimento", disse.

Em relação à expectativa de fim dos casos de violência, o chefe do Executivo afirmou não ser tão otimista. "Vamos amenizando, devagarzinho. Eu vou completar dois anos. Esse Centro de Saúde deve ter algumas dezenas que está do jeito que está. Nós vamos lutanto para entregar a essa população um atendimento decente, pelo menos", finalizou. 

Ampliação

Foram três meses de obras e um investimento de R$ 150 mil para ampliação do local que antes tinha seis salas e agora passa a contar com 10 consultórios. Serão quatro equipes de saúde da família com médicos de apoio (ginecologista e psiquiatra), dentistas, assistente social e psicólogo. Para que o espaço fosse aumentado, uma área ao lado da unidade foi utilizada, passando de 297 m² para  702 m².

À época do fechamento, a Secretaria Municipal Saúde (SMSA) informou que a estrutura física do local estava inadequada e sem poder oferecer aos usuários e trabalhadores as condições necessárias para funcionar adequadamente, além de não estar de acordo com as normas do Ministério da Saúde. A falta de segurança, causada por roubos e até ameaças a funcionários, também motivou a suspensão dos serviços. Durante os quatro meses parados, usuários precisaram ser atendidos em outras quatro unidades de saúde da região. 

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por