Prefeitos se reúnem para discutir ação conjunta contra a Covid-19 na Grande BH

Rosiane Cunha
rmcunha@hojeemdia.com.br
06/03/2021 às 16:36.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:20
 (©Marcello Casal jr/Agência Brasil)

(©Marcello Casal jr/Agência Brasil)

Prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel) vão se reunir em caráter de urgência, nesta segunda-feira (8), para traçar ações conjuntas no enfretamento da pandemia do novo coronavírus.

Marília Campos, prefeita de Contagem e vice-presidente da Granbel - entidade que engloba 34 cidades - também articula encontro com os secretários de Saúde da Grande BH para o levantamento da real situação da Covid-19 entre os municípios metropolitanos. Campos vem mantendo diálogos com o secretário de Governo de Estado, Igor Eto, e o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), João Victor Xavier.

A prefeita acredita na tomada de decisões em conjunto e não apenas por um único município. “Acredito que, para conter a proliferação do vírus nas cidades metropolitanas, é necessário que as decisões sejam conjuntas e acertadas. Não adianta fazer o lockdown em Contagem ou em outra cidade se os demais municípios continuam abertos. Neste sentido, acredito que o esforço será em vão. Na conversa com o secretário de Governo do Estado, Igor Eto, a ideia foi muito bem recebida. Sugeri a ele que fizesse uma reunião, primeiramente, entre secretários de saúde da região metropolitana e, em seguida, uma entre prefeitos”.

Situação em Minas

http://rmcunha@hojeemdia.com.br e, destes, 19.359 morreram por causa da doença. Pelo terceiro dia seguido, foram registrados mais de 7 mil casos confirmados em 24 horas: foram 7.336 novas notificações e 155 óbitos. Além disso, o Estado apresentou relevante aumento na taxa de ocupação de leitos, o que levou à criação da faixa roxa, mais restritiva do plano Minas Consciente.  A macrorregião de Saúdehttp://www.agenciaminas.mg.gov.br/ckeditor_assets/attachments/8148/13_-_regional_triangulo_sul.pdfestá, atualmente, com 78,10% de ocupação dos leitos de UTI. Já a região http://www.agenciaminas.mg.gov.br/ckeditor_assets/attachments/8143/08_-_regional_norte.pdf, tem 67,97% dos leitos ocupados.

As macrorregiões http://www.agenciaminas.mg.gov.br/ckeditor_assets/attachments/8147/12_-_regional_triangulo_norte.pdf ehttp://www.agenciaminas.mg.gov.br/ckeditor_assets/attachments/8143/08_-_regional_norte.pdf, que passaram para a fase roxa na última quarta-feira (5), estão, ambas, com 85% de ocupação dos leitos de UTI Covid. Considerando as últimas quatro semanas, o aumento no número de internações na macrorregião Noroeste chegou a 106%, enquanto no Triângulo Norte o salto foi de 52%.

Cerca de 146 cidades estão fase mais restritiva e severa do programa Minas Consciente.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por