As obras para conter o risco de deslizamento em uma área de encosta na Vila Jardim Alvorada, entre a região Noroeste e a Pampulha, foram concluídas pela Prefeitura de Belo Horizonte e moradores puderam retornar para casa.

"Estava com saudade de casa. São muitos anos aqui. No início aqui era muito barro, era difícil. O barranco descia e só tinha um beco para passar. A prefeitura veio aqui diversas vezes e fez algumas obras para canalizar água da chuva. Mas foi essa obra que acabou agora que resolveu o problema. Agora, não tem mais risco. A obra ficou ótima, maravilhosa", comemora Marina Dias, moradora da Vila Jardim Alvorada há 35 anos.

A casa dela fica na parte de baixo de uma encosta e os moradores sofriam com a falta de estabilidade e os riscos geológicos. A Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) realizou, então, uma obra para eliminar os riscos na encosta entre as ruas Inspetor Pimentel e Waldemar Pequeno.

O terreno possui características que favorecem o risco geológico de escorregamento, sendo a principal delas a acentuada declividade. Foi necessária uma intervenção para conter a encosta. Segundo o engenheiro da Urbel, Alexandre Dayrell, foi feita uma obra para eliminação do risco.

"Foram construídos 580 m² de muros de contenção, 1.260m² de talude urbanizado com grama, 360m de drenagem, além de 60m de pavimentação e rede de esgoto", explica. Também foram construídos acessos com escadaria e guarda-corpo para cinco famílias. Durante a realização das obras, a prefeitura, por meio do Programa Bolsa Moradia, garantiu o pagamento de um imóvel para abrigar a família da Marina.

Além da eliminação dos riscos, beneficiando diretamente cerca de 20 famílias, a obra, que custou cerca de R$ 1 milhão, também urbanizou um trecho de 60 metros da rua Inspetor Pimentel. A urbanização dessa via, que antes era um beco com pontilhão de madeira, permite a circulação de veículos para acessar a vila.

Leia mais:

Defesa Civil alerta para risco meteorológico em Belo Horizonte
Justiça determina que Dnit faça obras emergenciais na BR-365, no Triângulo Mineiro
Semana chuvosa em BH tem 159 ocorrências atendidas pela Defesa Civil