A organização do Carnaval Oficial da capital mineira começa a dar os primeiros passos para o evento em 2015. A prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Empresa Municipal de Turismo, a Belotur, publicou no Diário Oficial do Município (DOM) nesta terça-feira (21) uma portaria onde consta seu plano para orientação da festa.

Na programação teremos atividades pré-carnavalescas, as premiações dos tradicionais "blocos de rua" e os desfiles de escolas de samba, além do concurso para serem eleitos o Rei Momo, Rainha e Princesa do Carnaval. Os foliões também poderão curtir o carnaval em bailes carnavalescos ou apresentação de shows de artistas consagrados em palcos distribuídos em pontos específicos da cidade.

A Belotur deve constituir ainda uma Comissão Organizadora do Carnaval de 2015 integrada pelos diversos órgãos municipais. Entre seus representantes irão constar, segundo a publicação, integrantes das Escolas de Samba, Blocos Caricatos, Blocos de Rua, da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, ambos do Estado de Minas Gerais, da Vara da Infância e da Juventude, COPASA, CEMIG e outros que se fizerem pertinentes.

Esta Comissão ficará responsável por organizar a programação, além de disciplinar a atuação de ambulantes durante o evento.

Rei Momo, Rainha e Princesa do Carnaval

Com data e local marcados, dia 8 de dezembro, a partir das 16 horas, na Serraria Souza Pinto, os Concursos de Rei Momo, Rainha e Princesa do Carnaval terão regulamento especial, a ser oportunamente definido pela Belotur, mediante divulgação no Diário Oficial e nos órgãos de imprensa da cidade.

Blocos de rua

Para os grupos interessados em botar seu bloco na rua, podem se manifestar por meio de um site específico para o carnaval de BH, que ainda terá um prazo (não foi divulgado) para cadastramento.

A PBH enfatiza a importância do cadastro para que sejam cauculados os suportes e estimativas, como fluxo, trajeto, datas, horários, local para dispersão, que estarão a cargo da comissão a ser formada.