A Prefeitura Belo Horizonte, por meio das gerências de Infraestrutura Urbana das Regionais (Gerubs), realizou nos últimos 18 dias 454 supressões e 1.940 podas de arvores nas nove regionais da capital. No momento, há 6.162 laudos de engenheiros agrônomos e florestais autorizando a supressão de árvores, e a previsão é que todo o serviço seja finalizado em 90 dias. Já no caso de podas, há 22.724 laudos recomendando os serviços que devem ser sanados pela prefeitura até o final de setembro, antes do próximo período chuvoso.

De acordo com o superintendente de desenvolvimento da capital, Henrique Castilho, todas as árvores que forem suprimidas serão replantadas na mesma quantidade. Mas não significa que o plantio será no mesmo lugar. "Muita árvore em Belo Horizonte foi plantada de forma irregular. Nós estamos suprimindo porque é necessário, porque é uma questão de segurança, sobretudo os casos que envolvem o besouro metálico", diz Castilho.

Balanço 

Em 2017 foram executadas 16.445 podas de árvores e 3.041 supressões. Neste ano de 2018, até o momento, foram executadas aproximadamente 6.667 podas e 1.272 supressões. Em 2016, na gestão anterior, foram executadas 14.133 podas e 1.415 supressões.

Solicitações 

O cidadão pode solicitar os serviços nos canais oficiais de atendimento ao cidadão, que são: Sacweb, disponível no endereço www.pbh.gov.br/sac, pelo aplicativo PBH APP, pessoalmente no BH Resolve ou pela Central de Atendimento Telefônico através número 156. Nas solicitações registradas no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), o munícipe receberá um número de protocolo para acompanhar o andamento da demanda.