A prefeitura do Município de Nova União, região central do estado, divulgou uma Nota de esclarecimentio em que anuncia o cancelamento dos festejos carnavalescos na cidade em 2016. O comunicado é assinado pelo Prefeito Geraldo de Paula Andrade, que culpa a crise econômica pelo cancelamento.

Segundo ele, o país vem atravessando uma crise grave, "com sérios reflexos para a economia dos entes federados e para a vida do povo brasileiro". O prefeito esclarece que a decisão foi tomada "após detida análise da situação e consultados os órgãos competentes".

A atitude adotada pela Administração Municipal também se deve pelo fato de que o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), que segundo a nota é "praticamente a única fonte de receita dos pequenos municípios como Nova União", sofreu em 2016 um decréscimos dos valores repassados à cidade, "mal dando para suprir as necessidades básicas do Município".

Andrade afirma ainda que a verba que seria destinada ao carnaval de 2016, será aplicada totalmente na recuperação de estradas e da estação de tratamento de esgoto da cidade.

Outros cancelamentos

Várias outras cidades em todo o país já anunciaram o cancelamento do carnaval pelos mesmos motivos. Em minas as cidades de Caeté, Bom Despacho, Formiga, Cláudio, Cássia, Lavras, Alpinópolis, Fortaleza de Minas, entre outras não promoverão a festa em 2016.