A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) de Belo Horizonte já gastou 351 mil litros d’água e 330 litros de desinfetantes para limpar as ruas da capital mineira neste Carnaval 2016 e, mesmo assim, ainda há locais em que é possível perceber o forte odor de urina, principalmente na região central e área hospitalar.
 
Os números são a soma dos insumos gastos na limpeza do fim de semana anterior ao Carnaval, e também da sexta-feira, sábado e domingo. O balanço das atividades de ontem não havia sido fechado até a conclusão desta matéria.
 
O mau cheiro pela cidade ocorre apesar do aumento no número de banheiros químicos distribuídos pela cidade. Neste ano, a Belotur informou que iria disponibilizar oito mil banheiros químicos, contra os cinco mil de 2015. No entanto, muitos festeiros reclamaram da má distribuição dos banheiros pelos locais da folia e acabaram sujando a cidade.
 
Apesar de o ato de urinar na rua ser considerado crime, em Belo Horizonte a Polícia Militar não registrou nenhuma ocorrência neste Carnaval. Já no Rio de Janeiro a situação é bem diferente.
 
Multa salgada
 
Na capital fluminense a multa de R$ 510 foi aplicada a 492 foliões pegos em flagrante urinando em via pública nos desfiles de domingo.
 
Outros 157 foram multados em R$ 185 por jogar lixo no chão. Segundo a Prefeitura do Rio, 235 equipes formadas por um agente de fiscalização da Comlurb e um guarda municipal atuam em diversos blocos, nas ruas dos desfiles e no entorno. O balanço do terceiro dia de Carnaval foi divulgado ontem.
 
Desde o pré-Carnaval, que começou há três semanas, no Rio, 1.071 pessoas foram multadas por urinar em via pública, sendo 176 mulheres e 11 estrangeiros.
 
Marquês de Sapucaí
 
No primeiro dia de desfiles do Grupo Especial, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Conlurb) recolheu 28,33 toneladas de lixo no Sambódromo.
 
Para garantir que o Sambódromo esteja limpo durante e após os desfiles, 500 garis atuaram em três turnos.
 
Nos desfiles de blocos no centro da cidade e nas zonas sul e oeste do Rio, foram retirados das ruas mais de 70 toneladas de lixo.