Prefeitura libera retorno do sistema de self-service nos restaurantes de Belo Horizonte

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
17/12/2020 às 14:33.
Atualizado em 27/10/2021 às 05:20
 (Lucas Prates/Arquivo Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Arquivo Hoje em Dia)

Os clientes podem voltar a servir os próprios pratos em restaurantes self-service de Belo Horizonte, conforme decisão publicada nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial do Município (DOM). Desde a reabertura dos estabelecimentos, em agosto, havia um impedimento para que cada pessoa montasse o próprio prato.

Conforme o novo protocolo, os restaurantes devem seguir as seguintes normas para o oferecimento de buffet com autosserviço:

- Um funcionário, utilizando máscara e protetor facial, fique encarregado exclusivamente de borrifar álcool 70% nas mãos dos clientes antes do acesso ao balcão expositor e sempre que necessário;

- Bandejas, pratos, talheres, guardanapos e copos estejam protegidos e sejam entregues aos clientes por funcionários;

- A higienização das mãos dos funcionários seja assegurada;

- Os clientes devem permanecer de máscara durante todo o percurso e não poderão manusear outros objetos que não os utensílios utilizados para o serviço.

- Os clientes devem ser monitorados e orientados por funcionário do estabelecimento no percurso, assegurando o cumprimento dos protocolos e promovendo a troca imediata de talheres caso necessário e, obrigatoriamente, nas situações em que algum cliente atenda celular, coloque as mãos na máscara, nos cabelos, espirre ou tussa.

Embora permita o retorno do self-service, o novo protocolo afirma que, preferencialmente, o restaurante deve ter um funcionário responsável pela montagem dos pratos, “visando diminuir a manipulação de pegadores e outros utensílios por diversas pessoas”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por