Prefeitura proíbe churrasquinho e 'cooler' nas ruas de BH

Gabriela Sales - Hoje em Dia
12/01/2016 às 13:18.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:59
 (Flávio Tavares/Hoje em Dia)

(Flávio Tavares/Hoje em Dia)

Decreto da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) está gerando polêmica na cidade. Perto do Carnaval, que tem crescido exponencialmente nos últimos anos na capital mineira, o Executivo proibiu churrasqueiras, grelhas, assadeiras e recipientes de refrigeração nos espaços públicos. A medida está em vigor desde essa terça (12). Quem descumprir a determinação está sujeito à multa de R$ R$ 1.178,71 e os equipamentos serão recolhidos.

A norma pode afetar quem tem costume de levar para a folia cooler e caixas de isopor, uma maneira de economizar na compra de bebidas.

NAS CALÇADAS

A norma também afeta torcedores que, frequentemente, fazem churrasco no entorno de estádios de Belo Horizonte, a exemplo do Mineirão. Por lá, horas antes dos jogos, é comum encontrar pessoas que vão acompanhar as partidas com churrasqueiras nos passeios, muitas em frente às residências. A prática, porém, tem gerado muitas reclamações dos moradores.

Frequentadores de outros eventos, como shows, também não poderão colocar os equipamentos nos logradouros públicos.

Para os belo-horizontinos, a medida causa dúvida. “Não sou obrigada a consumir na rua se eu tenho o direito de trazer de casa”, disse

Para o integrante do bloco Alcova Libertina, Humberto Mundim, a medida limita o direito dos foliões de ir e vir. “As pessoas tem direito de levar sua bebida seja para uma partida de futebol ou para o Carnaval”, avalia.

Mesmo com a proibição de levar equipamentos como isopor, coolers ou bolsa térmica, a organizadora do bloco Baianas Ozadas, Renata Chanilet, avalia que a folia será prejudicada na cidade. “O decreto é confuso e não acredito que a prefeitura tenha fiscal suficiente para barrar quem tiver esse tipo de equipamento nas ruas.


Atualizada às 20h45

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por