Estão abertas as inscrições para participação nas oficinas e cursos gratuitos do projeto Arena da Cultura, da Escola Livre de Artes. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, podem se inscrever até o dia 15 de fevereiro interessados nos cursos de longa duração e até 8 de março aqueles que buscam por aprendizados de curta duração. As oficinas e cursos acontecem nas nove regionais da cidade.

O processo de inscrição pode ser feito pela internet ou presencialmente, nas unidades culturais. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, neste semestre, são oferecidas 1300 vagas para atividades nas áreas de artes visuais, circo, dança, design popular, música, patrimônio cultural e teatro. A relação completa das oficinas e cursos disponíveis pode ser vista no site da escola.

Segundo a prefeitura, o ciclo formativo do projeto Arena da Cultura oferece oficinas de curta duração para aqueles que pretendem conhecer as áreas de atuação da Escola ou se aprimorar em algum conteúdo específico. Sua maior oferta ocorre nas regiões periféricas da cidade, mas também há oficinas no centro da cidade. 

Além disso, o projeto oferece cursos para as pessoas que têm interesse em aprofundar seus conhecimentos, com oportunidade de avançar nas modalidades de iniciação, aprofundamento e especialização em uma formação que pode durar até quatro anos.

Brinquedos e brincadeiras 

Já pensou em conhecer mais sobre o ato de brincar? Além das 61 atividades com vagas abertas, a prefeitura realiza os Encontros de Brinquedos e Brincadeiras nos 17 centros culturais da cidade e no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, na região Norte da capital. 

Os encontros, de acordo com a prefeitura, valorizam o ato de brincar e possibilitam aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. Dessa forma, crianças e famílias são estimuladas à vivência de brincadeiras populares, confecção de brinquedos, trabalho com o corpo, desenvolvimento da oralidade e reconhecimento das artes e dos elementos da cultura brasileira presentes nas brincadeiras. 

Para participar dessas atividades, que são voltadas para todas as idades, não é necessário se inscrever.