Prefeituras firmam pacto para proteger nascentes em Minas

Ricardo Rodrigues - Hoje em Dia
01/06/2015 às 06:35.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:17
 (Luiz Costa)

(Luiz Costa)

Prefeitos de cinco municípios da região do Alto Rio das Velhas, de onde vêm 60% da água que chega às torneiras dos habitantes da capital, assinam hoje acordo de cooperação para recuperar e preservar nascentes e áreas de preservação permanente em Nova Lima, Rio Acima, Raposos, Ouro Preto e Itabirito.

O convênio prevê implantar a gestão compartilhada da bacia com ações socioambientais para proteção dos afluentes do rio das Velhas. As ações terão abrangência em todo o território de cada um dos municípios. As prefeituras deverão fazer o mapeamento das nascentes, estabelecendo prioridades e cronogramas dos planos de trabalho.

O secretário de Meio Ambiente de Nova Lima, Roberto Messias Franco, explica que a iniciativa vai proteger pequenos córregos. “Metade da região metropolitana da capital bebe e usa água do Velhas. Vamos começar o trabalho por onde começa a água, nas nascentes”.

MUDAS

Ele diz que os prefeitos somarão esforços para a revitalização ambiental, cabendo às cidades que têm viveiros florestais, como Nova Lima e Rio Acima, produzir as mudas de espécies nativas para recomposição da mata ciliar e do entorno das nascentes.

O trabalho começará pela identificação das áreas mais comprometidas e pela conscientização das comunidades do entorno. “A falta de recursos não vai inviabilizar o programa de recuperação das nascentes”, garante Franco.

O desafio maior será mudar a postura de cada proprietário de terras, para cuidar com esmero dos olhos d’água existentes em suas propriedades. Nas nascentes mais ameaçadas, enfatiza o secretário, o poder público poderá disponibilizar recursos para manutenção da vazão.

O coordenador do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio (CBH-Velhas), Marcos Vinícius Polignano, elogia a iniciativa para preservação dessa área de produção hídrica, fundamental diante do crescimento da capital. “O esforço para a preservação das nascentes vai integrar os municípios na gestão territorial e hídrica numa região crítica para o abastecimento de água”.

Vazão

O comitê está preocupado com a vazão na parte mais alta do rio das Velhas, que tende a cair com a estiagem. “A iniciativa reforça a necessidade que temos de manter a vazão do rio em patamar seguro. Manter o solo permeável e a vegetação ciliar aumenta a capacidade de absorção de água para manter o rio vivo”, destaca Polignano.

O convênio entre os municípios será assinado às 11h no gabinete do prefeito Cássio Magnani, de Nova Lima, por ele e pelos prefeitos Wanderson Flávio de Lima (Rio Acima), Carlos Alberto Azevedo (Raposos), José Leandro Filho (Ouro Preto) e Alexander Salvador (Itabirito).
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por