As celebrações de Natal da Arquidiocese de Belo Horizonte começaram neste domingo (29) com a inauguração do presépio montado no terreno da futura Catedral Cristo Rei, no bairro Juliana, Região Norte da capital. O arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo, abençoou as peças que representam o nascimento de Jesus e celebrou uma missa para dezenas de fiéis que acompanharam o evento. 
 
Para abrigar o presépio, em tamanho natural, foi criada uma vila cenográfica com pequenas casas para orações e até um mini curral com animais de verdade. "Nossa intenção com a montagem esse presépio é convidar as pessoas para um itinerário de espiritualidade como uma preparação para o Natal", destacou dom Walmor.
 
A arquiteta responsável pelo projeto, Daniela Durate, explica que as peças foram feitas com juta e materiais reciclados da própria obra da Catedral. "Utilizamos pedaços de madeira, pedras e outros materiais que não seriam mais aproveitados na construção. A montagem foi feita em uma semana".
 
Cada casa de oração que compõe o presépio foi pensada por Walmor e a arquiteta com um propósito diferente. "Na primeira casa, ao entrar, a pessoa vai colocar por escrito o seu pedido de oração. Na outra, ela vai colocar o nome dela para concorrer a um sorteio de uma imagem de Nossa Senhora da Piedade, que é a padroeira de Minas Gerais. Na terceira, ela vai entrar para que possa dizer algo a respeito de sua vida, do seu coração. E na última casa, que é toda branca, a pessoa vai ser convidada a entrar e ali fazer um minuto de silêncio pela paz no mundo", contou o arcebispo.
 
As aposentadas Geralda Silva Freitas, de 61 anos, e Petronília de Jesus, de 74, moradoras do bairro Maria Helena, ainda não conheciam o local onde será construída a Catedral e se encantaram com o presépio. "Foi uma surpresa maravilhosa. Já fiz minhas orações e vou voltar sempre", disse Petronília.
 
Já Luzia Severino, de 69 anos, moradora do bairro Jaqueline, participa das missas desde que o terreno foi inaugurado. "Todos os anos espero a montagem do presépio. Todos são lindos, mas este surpreendeu". 
 
O presépio pode ser visitado de segunda-feira a domingo, de 7h às 20h, na avenida Cristiano Machado, 11.910
 
Evolução das obras
 
A Catedral Cristo Rei ainda não tem data para ficar pronta, mas as obras de uma das estruturas da Arquidiocese de BH, que funcionará no mesmo terreno, já estão avançadas. É para onde será transferida a Acolhida Solidária, onde são realizados os atendimentos sociais a moradores de rua e outras pessoas que precisam de ajuda. Por enquanto, os atendimentos são feitos no bairro Lagoinha. 
 
Ato pelo meio ambiente
 
Nesta segunda-feira (30), as 280 paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte vão tocar os sinos durante três minutos, ao meio-dia, como um ato simbólico pelo meio ambiente. "Queremos acompanhar a Conferência do Clima, que acontecerá em Paris. Vamos estar em comunhão e fazer votos com nossas orações para que os chefes de Estado de todas as nações possam se conscientizar, porque o que está acontecendo com o meio ambiente é triste e recai sobre todos nós", finalizou dom Walmor.