Quem for ao Parque Municipal já pode conferir o presépio sustentável, construído anualmente pela ajudante de serviços operacionais Joana Aparecida Teixeira. A funcionária do espaço usa materiais encontrados no próprio local de trabalho (como palmeiras de bananeiras, sementes, flores e frutos secos, serragem, palha) para construir a tradicional cena de Natal.

A obra pode ser visitada nos dias de funcionamento normal do parque, de terça a domingo, das 6h às 18h, até 6 de janeiro de 2019. A entrada é gratuita.

Há 12 anos Joana constrói presépios para serem expostos no parque. Mesmo que a estrutura das figuras (feita com arame, cabaça e cabos de vassoura) seja a mesma de anos anteriores, os personagens bíblicos sempre ganham nova vida com roupas exuberantes e também com toques artísticos que variam conforme a criatividade de sua idealizadora. Normalmente, a temática do presépio segue a Campanha da Fraternidade. Em 2018 tal tema é "Fraternidade e Superação da Violência" e o lema "Vós sois todos irmãos".

Para levar uma mensagem de sociedade mais fraterna, igualitária e com menos violência, Joana resolveu representar a mãe de Deus com a pele negra. "O fato de Maria ser negra, carregando um filho branco (nascido em um lugar simples), se aproxima do sentido do tema da campanha. Somos todos iguais, independentemente de cor, raça ou posição social.", explica.

Ao todo, o presépio do parque possui oito personagens (José, Maria, menino Jesus, os três Reis Magos, um pastor e um anjo), uma estrela guia, uma ovelha com dois filhotes, uma vaca, um burro e um galo, além de guirlandas e enfeites diversos. Esses elementos ficam abrigados em uma cabana construída com palha, bambu e madeira. A manjedoura foi feita com um galho da árvore canela-sassafrás.

presépio parque municipal

Joana prepara as peças do presépio ao longo do ano