Presa quadrilha que fraudou R$ 10 milhões em combustíveis no Sul de Minas

Milson Veloso - Do Portal HD
24/07/2012 às 10:17.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:47
 (MPMG/Divulgação)

(MPMG/Divulgação)

Uma quadrilha que praticava fraudes fiscais e adulterava combustíveis foi desarticulada nesta terça-feira (24) durante uma operação no Sul de Minas. O grupo teria causado um prejuízo de pelo menos R$ 10 milhões aos cofres públicos com o esquema.

A Operação Darkside, como foi denominada, cumpriu 10 mandados de prisão de 10 de busca e apreensão contra os suspeitos de irregularidades na compra, estocagem e revenda de combustíveis em postos nas cidades de Campo Belo, Lavras, Cana Verde e Candeias.

Uma distribuidora, que também estaria envolvida com a organização criminosa, atuava mesmo tendo a autorização para funcionar cassada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

A ação é realizada por meio de uma parceria do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com a Secretária de Estado de Fazenda (SEF), polícias Civil e Militar, ANP e Procon.

Investigações

Segundo informações do MPMG, as investigações apontam que as bombas de combustíveis eram manipuladas para não registrar o volume total do produto vendido.

Ainda de acordo com o Ministério Público, os combustíveis eram retirados diretamente nas usinas pela transportadora dos suspeitos, usando distribuidoras conhecidas como "barrigas de aluguel" para ajudar nas fraudes.

Durante a compra, era informado que o material seria destinado a receptores em outros Estados. Contudo, ele seguia para os postos da própria rede varejista investigada.

Com o esquema, a quadrilha conseguia revender o produto sem pagar impostos. Também é investigada a adulteração do combustível, além do armazenamento de forma irregular em tanques clandestinos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por