Presença de torcedores nos estádios fica suspensa por ‘prazo indeterminado’ em BH

Marina Proton
mproton@hojeemdia.com.br
24/08/2021 às 08:53.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:44
 (Fernando Michel/Hoje em Dia)

(Fernando Michel/Hoje em Dia)

Torcedores de Atlético, Cruzeiro e América ficarão distantes dos estádios por prazo indeterminado em Belo Horizonte. A decisão, já adiantada pela prefeitura da capital no domingo (21), foi oficializada nesta terça-feira (24) por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial do Município (DOM). O documento foi assinado pelo secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado. 

Nessa segunda (23), durante entrevista coletiva, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) preferiu não deixar expectativas sobre uma possível data para retorno dos torcedores, mas disse que a PBH vai avaliar o assunto durante os próximos dias. “Nós vamos fazer um protocolo. Vamos deixar isso para os próximos 15 dias para poder estudar isso. Isso agora não depende mais de mim”, afirmou. DOM/Reprodução

Também durante a coletiva, Jackson Machado afirmou que a administração municipal irá monitorar os torcedores que estiveram no Mineirão na última semana, durante as partidas de Atlético e Cruzeiro, e que os dados deles serão cruzados com os CPFs daqueles que forem internados por complicações da Covid-19 ou que testarem positivo para a doença nos próximos dias.  

Caso essa avaliação seja positiva, os torcedores poderão retornar ao Mineirão no fim de setembro, na partida de volta da semifinal da Copa Libertadores, entre Atlético e Palmeiras. 

“Nós temos um cadastro de todos os frequentadores do estádios nos dois eventos. Então, nos vamos conseguir, nas próximas duas a três semanas, comparar o CPF de quem está internado, doente ou que testou positivo, com o CPF de quem estava no estádio. Então a gente tem como saber qual vai ser o impacto dos dois eventos no perfil epidemiológico da pandemia. É óbvio que, se não houve impacto, nós podemos liberar de novo o jogo do dia 28 (entre Atlético e e Palmeiras), com mais ou menos público. Vai depender do perfil epidemiológico. Da mesma forma, nós vamos estudar e auditar todos os testes que foram entregues e responsabilizar aqueles que, por ventura, não tenham cumprido o protocolo”, concluiu.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por