Presidente da Feam diz que há risco em 10% das barragens mineiras

Hoje em Dia
05/11/2015 às 18:17.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:21

Em julho deste ano, em entrevista ao Hoje em Dia, o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Diogo Melo Franco, disse que Minas Gerais tem mais de 850 barragens de rejeitos minerais que expressam um potencial risco em termos de impacto ambiental, por causa do tamanho das estruturas. "Para dar segurança à sociedade e para o meio ambiente, a Feam iniciou, em 2005, um programa de gestão dessas barragens, que exige das empresas acompanhamento e auditorias de segurança anuais", disse.

Melo Franco ressalta que, apesar de acidentes ocorridos recentemente e há mais tempo, "a Feam tem melhorado o percentual de barragens com nível de segurança maior. Mais de 90% têm estabilidade garantida e a Feam foca o acompanhamento e a fiscalização de 10% de barragens que precisam de adequações".

Ele disse, ainda, que outro programa busca identificar minerações paralisadas, inclusive barragens muito anteriores à própria legislação ambiental. "A Feam tem cadastrado essas áreas degradadas pela mineração, elaborado normas e agora inicia o programa para recuperação dessas áreas".

Segundo o presidente da Feam, equipes estão indo para o local do acidente desta quinta-feira, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, acompanhar os trabalhos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por