Presidente da Samarco é interrogado em investigação sobre barragem que se rompeu

Cristina Barroca - Hoje em Dia
27/11/2015 às 10:41.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:06
 (Samarco)

(Samarco)

O presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, compareceu na manhã desta sexta-feira (27) à Delegacia de Meio Ambiente, para ser interrogado pelo delegado Aloísio Fagundes, responsável pelo inquérito que investiga o rompimento da barragem Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, região Central de Minas.

O diretor-presidente da empresa controlada pela Vale e a BHP Billiton chegou uma hora antes do horário marcado, que era às 9h15, acompanhado de dois advogados e o depoimento dele durou uma hora e quinze minutos.

Fagundes preferiu não revelou detalhes da oitiva, se limitando a dizer que foi importante para conhecer a estrutura da empresa. “Conseguimos visualizar melhor o organograma e entender as responsabilidades de cada área, o que vai nos direcionar melhor para a busca de outras informações daqui pra frente”, explicou.

Na quinta-feira (26), o delegado colheu depoimento da bióloga Daviely Rodrigues Silva, gerente de Geotecnia e Hidrogeologia da Samarco. Com isso, sobe para 11 o número de pessoas ouvidas somente em Belo Horizonte no inquérito policial presidido pelo delegado regional de Ouro Preto, Rodrigo Bustamante. Outras cinco pessoas já foram ouvidas em Mariana. A expectativa da Polícia Civil é que até o fim de dezembro deste ano, 60 pessoas sejam interrogadas.
 
O inquérito policial, aberto um dia após o rompimento da barragem, soma mais de 160 páginas, incluindo, além dos depoimentos, guias periciais expedidas, documentos anexados para análise, informações colhidas por investigadores junto à população de Bento Rodrigues e outros documentos.

Nesta semana, a delegada-geral Andrea Cláudia Vacchiano reuniu-se com a equipe que trabalha no caso para obter o balanço das apurações. No encontro, ela também definiu os próximos passos da investigação. A chefe da Polícia Civil determinou que a delegada Mellina Clemente integre a equipe, por ter experiência no assunto. Mellina atuou na investigação do estouro da barragem da Herculano Mineração, ocorrida em setembro de 2014.

Além disso, Vacchiano decidiu que peritos do órgão devem acompanhar todos os depoimentos e solicitou que as oitivas sejam feitas, paralelamente, em Mariana, Ouro Preto  e Belo Horizonte, sob coordenação do delegado regional Rodrigo Bustamante, titular do inquérito, com apoio do delegado de Meio Ambiente, Aloísio Daniel Fagundes.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por