Quem apostava na primavera para desfrutar de temperaturas minimamente mais agradáveis vai se decepcionar, pelo menos parcialmente. A estação, que chegou hoje, às 5h20, deve manter os termômetros nas alturas em todo o Estado e promete ser ainda mais quente do que os últimos dias de inverno.

A boa notícia é que um leve refresco vem em forma de chuva. Previstas com regularidade para todo o período, elas devem começar a partir deste sábado e se alternam, semanalmente, em função da chegada de frentes frias.

A previsão, no entanto, é a de que a estação traga dias com temperaturas até 6°C acima da média considerada normal para o período. “Usualmente, temos no mês de setembro temperaturas na casa dos 27°C em Belo Horizonte. Este ano, os termômetros devem continuar registrando de 32°C a 33°C”, detalha o técnico de meteorologia da Cemig Geraldo Paixão.

Baixa umidade

A estação mais florida do ano também irá manter o alerta para a baixa umidade do ar. A exemplo do que foi registrado na terça-feira na capital mineira, os índices não devem passar de 20%, reforçando a importância dos cuidados com a saúde.

A dica é beber bastante água, evitar atividades físicas entre 11h e 16h – quando as temperaturas estão mais altas e o dia mais seco – e hidratar olhos e narinas com soro fisiológico para evitar sangramentos.

Incêndio

Ontem, depois de dois dias ininterruptos, o incêndio no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, na Grande BH, foi controlado por brigadistas, bombeiros e voluntários.

Até as 19h desta terça-feira, o Corpo de Bombeiros não havia divulgado a área total destruída pelo fogo. Até segunda-feira, 40% da extensão total do parque havia sido queimada, mais de 1.450 hectares.