Pode chover forte nesta terça-feira (11) em Belo Horizonte. Conforme previsão o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia será nublado com pancadas de chuva e trovoadas. A mínima é de 19ºC e a máxima de 27ºC.

Nessa segunda-feira (10),  as fortes chuvas que atingiram a capital causaram pontos de alagamentos em diversos bairros. Segundo o Corpo de Bombeiros, o aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na região da Pampulha, ficou totalmente alagado. O saguão do local foi tomado por água e lama. As pessoas foram encaminhadas para o segundo andar do edifício e área teve que ser isolada. Em frente ao aeroporto, um estacionamento foi atingido pela inundação e algumas pessoas tiveram que ser resgatadas por militares. Muitos carros ficaram completamente destruídos. Não houve registro de feridos no local. A Coodernadoria Municipal de Defesa Civil  de Belo Horizonte atendeu a 44 chamadas. Em nenhuma das ocorrências houve feridos.

Em Minas, as regiões Noroeste, Triângulo, Sul, Zona da Mata, Central e Rio Doce também poderão ser atingidas pela chuva até sexta-feira (14). Já as regiões Norte, Jequitinhonha e Mucuri terão chuva no período entre quinta-feira (13) e domingo (16).

A Defesa Civil pede que a população fique alerta ao risco de alagamentos, quedas de árvores e principalmente deslizamentos de encostas. Devem ser especialmente reforçadas as orientações para que as pessoas adotem comportamentos seguros, como não transitar em áreas alagadas - a pé ou de carro, observar sinais de encharcamento e movimentação do solo das encostas, não colocar em vias públicas qualquer lixo ou materiais que possam comprometer o escoamento de águas pluviais

Diante do aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas ou qualquer outro perigo relacionado a edificações os usuários deverão se retirar preventivamente e acionar o órgão. Os motoristas também deve ter cuidado, pois a redução da visibilidade e a pista molhada podem ocasionar acidentes.