Um homem foi detido em flagrante por transportar aves silvestres sem autorização dos órgãos ambientais. No veículo do suspeito, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam 17 pássaros da espécie trinca-de-ferro.

Conforme a corporação, os animais estavam escondidos no porta-malas do carro, em gaiolas e caixas de sapato. Além do escuro e da falta de circulação de ar, não havia água nem alimento para os bichos. Uma das aves estava morta.

A apreensão ocorreu na quarta-feira (22) durante fiscalização de rotina na BR-381, em João Monlevade, região Central de Minas. O motorista de um Corolla foi abordado para que os policiais verificassem a documentação do automóvel.

Ao abrirem o porta-malas para conferir o estepe, os agentes encontraram os pássaros. O motorista alegou que pegou os animais em Santa Rosa da Serra, no Alto Paranaíba, e os levaria para Lajinha do Pancas, no Espírito Santo. Lá, segundo o homem, os animais receberiam as anilhas.

O veículo levado para o pátio da PRF. O condutor foi apresentado à Policia Civil de João Monlevade. Já os animais, encaminhados para a Policia Militar Ambiental de Itabira.