Com a chegada da primavera na quarta-feira (22), as temperaturas podem diminuir em Belo Horizonte. Mas, até lá, o calorão vai se manter, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o órgão, a máxima prevista para esta segunda-feira (20) na capital é de 32ºC. Na terça (21), os termômetros podem chegar a 35ºC. A umidade relativa do ar nos dois dias tende a permanecer na casa dos 20%.

Na quarta-feira, deve haver uma queda na temperatura, com máxima de 31ºC. Na quinta-feira (23), a expectativa é de clima por volta dos 27ºC, enquanto na sexta (24), serão registrados 28ºC. 

A chegada da primavera deve melhorar ligeiramente o tempo seco. A previsão do Inmet é que a umidade fique em 30%. No sábado (25) e no domingo (26), há previsão de chuva em BH.

Perigos à saúde

A forte onda de calor e o tempo seco que atingem a metrópole geram efeitos indesejados para o organismo, que vão dos mais comuns, como dor de cabeça e tontura, até alguns considerados “invisíveis”, como risco de infarto e alterações na pressão sanguínea.

Nesta época, é necessário prestar mais atenção aos alimentos consumidos. O consumo de álcool também pede moderação. A prática de esportes deve ser evitada nos períodos mais quentes do dia. O ideal é procurar ambientes ventilados e, se possível, em dias muito secos, usar nebulizador.

Leia mais:

Tempo seco e quente traz perigos 'invisíveis' à saúde
Animais silvestres estão retornando à região de Brumadinho depois de desastre ambiental