Privatização na BR-262 garante manutenção em dia

Pedro Rotterdan - Do Hoje em Dia
23/08/2012 às 07:43.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:41
 (Eugênio Moraes)

(Eugênio Moraes)

Especialistas em trânsito apostam na privatização da BR-262 como garantia de que a estrada que liga Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e Frutal, no Triângulo, será mantida em boas condições.

Hoje, pelo menos 121 dos 560 quilômetros que separam os dois municípios têm asfalto preservado e sinalização adequada. O trecho, entre a Grande BH e Bom Despacho (Centro-oeste de Minas), foi percorrido pelo Hoje em Dia na última terça-feira.

A BR-262 está na lista de rodovias federais que serão exploradas pela iniciativa privada. O anúncio foi feito pela presidente Dilma Rousseff na semana passada. A licitação deve acontecer em julho de 2013.

POUCO TRABALHO

Se a privatização fosse hoje, a concessionária teria pouco trabalho antes de dar início à cobrança de pedágio, ao menos no trecho percorrido pela equipe de reportagem.

É que dos 121 quilômetros, 82 já são de pista duplicada. A obra foi concluída em 2010. Também há acostamento. Os problemas ficam por conta da falta de passarelas e de algumas intervenções necessárias onde a pista é simples.

Para o consultor em trânsito Silvestre Andrade, a privatização é a saída para manter a estrada em boas condições.

“Assim vai ter manutenção o tempo todo. A rodovia foi renovada agora, mas, com o tempo, deteriora. Uma empresa cuidando dela é garantia da continuidade da qualidade”, diz.

RAPIDEZ

Segundo Andrade, a concessão também deve implicar na substituição da sinalização sempre que necessário. “O poder público não consegue fazer com a mesma velocidade, já que tudo depende de licitação”.

Engenheiro civil especialista em trânsito, Humberto Carvalho Siqueira vive em Uberaba, no Triângulo, e acredita que a duplicação da pista vá evitar colisões frontais de veículos. l


 

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