Problemas em subestação da Cemig deixam parte de BH às escuras

Pedro Rotterdan, Celso Martins e Álvaro Castro - Do Hoje em Dia
12/09/2012 às 21:56.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:14
 (Imagem de celular cedida por Luis Cláudio Salustiano)

(Imagem de celular cedida por Luis Cláudio Salustiano)

Um problema em uma subestação da Cemig que fica no bairro Gutierrez, região Oeste de Belo Horizonte, deixou pelo quase 15 bairros sem fornecimento de energia elétrica na noite desta quarta-feira (12). A falta de luz durou cerca de 45 minutos. Existe a suspeita de uma explosão no local, mas a estatal não confirmou. Nesta quinta-feira (13), a companhia deve se pronunciar sobre o caso. Até as 23 horas, a Cemig não havia informado quantas pessoas ficaram sem o serviço.

Por causa do "apagão", o Corpo de Bombeiros recebeu 13 pedidos de atendimento de pessoas presas em elevadores nos bairros Santo Agostinho, Prado e no Centro. Antes da chegada das viaturas, os bombeiros foram dispensados pelas pessoas que acionaram o 193.

Alguns moradores conseguiram sair com a ajuda dos porteiros. Isso foi o que aconteceu no prédio localizado na avenida Bias Fortes, 1801, no Barro Preto, região Centro-Sul de Belo Horizonte, onde três pessoas ficaram presas no elevador por cinco minutos.

Na Rodoviária de Belo Horizonte, o embarque de passageiros foi suspenso por 40 minutos. As luzes de emergência acionadas não foram suficientes para iluminar as escadas que dão acesso às plataformas de embarque.

"Achei melhor esperar a luz voltar para entrar no ônibus que me levaria para Governador Valadares. Assim que ficou tudo escuro, não sai de perto do Guarda Municipal para não ser assaltada", disse a professora Maria das Graças Lima, 45 anos, que conseguiu embarcar às 21h40.

Segundo informações de leitores do Hoje em Dia, o Centro e os bairros Barro Preto e Santo Agostinho, na região Centro-sul, Gutierrez, Prado, Grajaú, Nova Suíssa e Jardim América na Oeste, Lagoinha, Caiçara, Carlos Prates e Padre Eustáquio e Dom Cabral, na Noroeste ficaram sem energia.

“Escutei um barulho muito forte. Parecia uma explosão. Pelo que eu vi da janela, parecia o transformador de um dos postes da minha rua”, disse a universitária Cláudia Pires. Houve registro de pico de energia no Buritis, na região Oeste, Anchieta, Funcionários, Santo Antônio, Sion, bairros da região Centro-Sul.

Em nota, a Cemig informou que o problema foi causado por um defeito ocorrido na noite desta quarta-feira, em um equipamento na subestação Gutierrez que provocou o desligamento de energia de alguns bairros em Belo Horizonte. A queda ocorreu às 20h51min e o restabelecimento da energia começou imediatamente após a ocorrência, de maneira gradativa. Às 21h38min o serviço já havia voltado ao normal. (Atualizada às 23h07)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por