Centenas de fiéis católicos são esperados, neste sábado (27), para a tradicional procissão luminosa de São Judas Tadeu, em Belo Horizonte. A caminhada, prevista para as 20h, encerra as celebrações da novena do padroeiro das causas impossíveis. O dia do santo católico é celebrado em 28 de outubro. 

Uma missa anterior à procissão está marcada para as 19h. A celebração será realizada no Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, no bairo da Graça, região Nordeste da capital. Logo após, terá início a caminhada que iluminará as ruas do bairro. A procissão passará pelas ruas Restinga, Jussara, São Bento, Jurema, pela praça Poá até chegar ao Santuário. 

Segundo o padre Nivaldo Ferreira, reitor do santuário do bairro da Graça, a procissão luminosa tornou-se uma tradição das festividades do santo. “Essa caminhada de fé é um marco do encerramento da novena e tornou-se uma grande manifestação da devoção a São Judas Tadeu. Depois de nove dias de oração e reflexão, precisamos atender ao chamado do Papa Francisco, que nos conclama a testemunhar nossa fé e a sermos missionários no nosso dia a dia e em todos os lugares”, afirma.

Dia 28

As comemorações pelo dia de São Judas Tadeu começam à meia-noite deste domingo (28). Missas serão celebradas a cada duas horas, inclusive com a presença do bispo auxiliar Dom Geovane Luís da Silva, às 10h, e do arcebispo metropolitano Dom Walmor Oliveira de Azevedo, às 18h. 

Confira a programação da festa de São Judas Tadeu:

27 DE OUTUBRO | Sábado - 9º dia da Novena
Tema: Testemunhar o amor
7h- Celebração Eucarística
18h15 – Oração das Vésperas
19h – Celebração Eucarística
20h – Procissão Luminosa (Trazer vela)
22h – Celebração Eucarística

28 DE OUTUBRO – Grande Festa | Domingo
00h – Celebração Eucarística 
04h – Celebração Eucarística 
6h– Celebração Eucarística 
8h– Celebração Eucarística (Missa Sertaneja)
10h– Celebração Eucarística presidida por Dom Geovane Luís da Silva (Bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade)
12h– Celebração Eucarística 
14h- Celebração Eucarística 
16h – Celebração Eucarística 
18h- Celebração Eucarística presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo (Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte) – Transmissão pela TV Horizonte
20h – Celebração Eucarística (Missa Sertaneja) 
22h– Celebração Eucarística 

Leia mais:

Devotos de São Judas Tadeu celebram dia dedicado ao apóstolo e lotam santuário em BH