Prodígio, narrador de rodeio de 3 anos vira febre na internet; confira vídeo

Tabata Martins - Hoje em Dia
11/10/2013 às 12:33.
Atualizado em 20/11/2021 às 13:15

A inusitada desenvoltura de um mineiro de apenas 3 anos em narrar rodeios virou febre na internet e é um bom exemplo da atual infância em pleno século XXI. Em vez de brincar de pique-esconde, bola ou esconde-esconde, José Neuzito de Souza Neto usa o tempo de lazer para gravar versos e se transformar em um verdadeiro narrador de rodeios.

Morador do distrito de Arruda, na zona rural de Itaúna, no Centro-Oeste de Minas Gerais, o menino ganhou fama na web depois que a mãe postou um vídeo do filho no YouTube com a ajuda de uma amiga. Na gravação, que já teve mais de 500 compartilhamentos em menos de um mês, o menino aparece narrando um verso de rodeio com o maior ritmo. "Postei o vídeo a pedido de amigos, que sempre o viram narrando em festas familiares e disseram que era para eu divulgar uma gravação dele. Pelo jeito, eles estavam certo", diz a mãe do menino, Aline de Cássia Batista da Silva, de 27 anos.

Após a postagem do vídeo, o menino participou de vários programas de rádio e televisão da cidade, se apresentou em vários estabelecimentos e até foi convidado para uma participação especial na Expo Itaúna. "Foi a coisa mais linda a apresentação dele. Ele nem se importou com a presença de tanta gente, pegou o microfone igual gente grande e já foi dando boa noite e se apresentando para todo mundo. Foi um orgulho e dava para ver os olhinhos dele brilhando", conta a mãe.

"Muito famoso"

Durante a participação em programa de rádio de Itaúna, a criança ganhou o nome artístico de José Neto e, desde essa data, não aceita ser chamado de outra forma e já se antecipou dizendo para a mãe que é "muito famoso".
 
Prodígio, a mãe se emociona ao dizer que ele é muito inteligente (Fotos: Facebook/Reprodução)

José Neto, sua mãe, o pai, Marcelo Nogueira, de 28 anos, e um irmão, de 10, vivem em uma fazenda e, desde muito pequeno, o menino tem contato direto com todos os animais e a vida rural. A ideia de narrar surgiu por incentivo do pai, que é fazendeiro e quem faz questão de ensinar as rimas para o filho.

"Não é porque é meu filho, mas ele é muito inteligente. Grava as rimas muito rápido, todo mundo fica surpreso com a agilidade dele. Desde bebê, ele gosta de narrar e sempre procura ouvir narrações de rodeio diferentes para aprender mais e mais versos", disse.

Atualmente, a mãe de José Neto trabalha na cozinha de um restaurante em Itaúna, mas sempre acompanha o filho nas apresentações. Segundo ela, ele passa o dia em uma creche da cidade, onde já virou o xodó e não se cansa de se apresentar para os amigos. " Ele adora se apresentar na creche e, quando tem teatro, fez questão de ter o papel principal. As professoras sempre pedem para ele narrar um verso e até oferecem bala em troca. Mas, José Neto é tão esperto que tem vez que não se apresenta e questiona o porque não ganhou nada ainda, risos".

Vestido a carater

Vaidoso, José Neto gosta de se vestir como um verdadeiro narrador de rodeio e, ainda de acordo com Aline, só sai de casa calçando botinas, calça jeans, camisa e cinto com fivela. "Ele tem tanto apego com os trajes rurais, em especial as botinas, que só dorme na creche se as professoras dele colocarem o calçado ao lado dele. Acho que tem medo de perdê-las".

Apesar de ter pouca idade para exercer a carreira desgastante de narrador de rodeio, a mãe de José Neto garante que ele já se considera um verdadeiro narrador e até falou que quer seguir carreira. "Ele sempre fala comigo que já é um narrador muito famoso. É muito fofo e, agora que ficou conhecido na cidade, sempre quer se apresentar em outros rodeios".
 
Em entrevista a um site, José Neto respondeu que é narrador de rodeio porque é lindo e gosta de animais

Para não esquecer as rimas, a criança conta com a ajuda do irmão mais velho, que sonha em ser jogador de futebol. "Eu achei que o meu filho mais velho iria ficar com ciúmes com a fama do irmão, mas pelo contrário. Está dando o maior apoio. Os dois são as pérolas da minha vida. O que os dois precisarem para realizar os seus sonhos, eu e o pai deles faremos o máximo que puder".
 

 

Veja o vídeo e conheço um pouco mais de José Neto
  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por