Professores e estudantes da UFMG fazem novo protesto contra PEC do Teto dos Gastos

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
02/12/2016 às 08:51.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:54

Um grupo formado por professsores, servidores e estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) reuniu-se, na manhã desta sexta-feira (2), para protestar contra a Proposta Constitucional (PEC) 55, conhecida como "Teto dos Gastos" - medida que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos.

Segundo o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), o ato acontece na avenida Antônio Carlos, em frente a entrada da instituição. O tráfego na região, porém, não é prejudicado já que os manifestantes estão no passeio e não chegaram a interditar a via.

O protesto, conforme a PM, acontece de forma pacífica. Há duas semanas, quando os docentes e universitários fizeram um ato na instituição pelo mesmo motivo, houve confronto com os militares. Na ocasião, bombas foram jogadas para liberação das pistas. A ouvidoria da corporação abriu procedimento para apurar se houve excesso por parte da polícia.

Greve

Na última quarta-feira (30), os professores realizaram assembleia convocada pelo Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Outro Branco (Apubh) e decidiram manter a greve iniciada em 11 de novembro.

PEC aprovada

O Senado aprovou nesta terça-feira (29), em primeiro turno, o texto-base PEC do Teto de Gastos, que limita, por 20 anos, as despesas do governo à inflação oficial dos 12 meses anteriores. 

Prioridade do governo Michel Temer no Congresso em 2016, o texto recebeu 61 votos favoráveis, 14 contrários. Por se tratar de PEC, a proposta precisava ser avalizada por, pelo menos, 49 dos 81 senadores -três quintos do total. A medida ainda passará por segundo turno, previsto para 13 de dezembro, a tempo de ser promulgada ainda neste ano. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por