Projeto da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), que presta informações a gestantes e mães de recém-nascidos, está com inscrições abertas para a quinta edição. O "Gestação Legal" será em 30 de agosto, no auditório do órgão (rua dos Guajajaras, 1.707/2º andar - Barro Preto).

De acordo com DPMG, a iniciativa promoverá debates sobre direitos das gestantes e dos bebês; parto respeitoso e importância do pré-Natal; fisiologia do parto e cuidados da gestante; amamentação e cuidados com o bebê. Também fazem parte da programação atividades como dança materna e visita à exposição "Sentidos do Nascer".

Para se inscrever, a gestante deve enviar e-mail para escolasuperior@defensoria.mg.def.br ou comparecer pessoalmente na Escola Superior da Defensoria Pública (rua Araguari, 511/22º andar - Barro Preto). Outras informações no (31) 2010-0296. As vagas são limitadas e as inscrições vão até o dia 23 de agosto.

Confira as palestras e atividades oferecidas pelo projeto:

- Direitos da Gestante e do Bebê: destaca a importância da informação e do conhecimento para a gestante tomar decisões diante dos acontecimentos ao longo da gravidez, bem como a definição do tipo de parto que escolherá.

- Parto Respeitoso e a Importância do Pré-Natal: chama a atenção para os momentos de ir para a maternidade, o trabalho e os tipos de parto, o suporte emocional, os cuidados pós-parto e a importância do acompanhamento pré-natal.

- Fisiologia do Parto e Cuidados da Gestante: explica as etapas do trabalho de parto e como a gestante deve preparar-se para essa experiência.

- Amamentação: ressalta a importância da amamentação para a saúde do bebê, principalmente nos primeiros seis meses de vida, e como fortalece o vínculo entre mãe e filho.

- Cuidados com o bebê: aborda temas como banho, cuidados com o umbigo, refluxo, assaduras e icterícia.

- Dança Materna: série de exercícios que potencializa uma vivência consciente da gravidez, permitindo à mulher lidar com as transformações em curso nesse momento da vida.

- Exposição "Sentidos do Nascer": propõe uma ampliação do debate sobre questões relacionadas ao nascimento no Brasil.