Projeto da Orquestra Filarmônica abre espaço para alunos do interior de Minas Gerais

Lucas Eduardo Soares
lsoares@hojeemdia.com.br
04/09/2018 às 20:47.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:17
Solenidade de diplomação acontecerá na Sala Minas Gerais, a partir das 17h (Maurício Vieira)

Solenidade de diplomação acontecerá na Sala Minas Gerais, a partir das 17h (Maurício Vieira)

O projeto Concertos Didáticos da Orquestra Filarmônica, que leva estudantes para conhecer o grupo mineiro, foi ampliado. Antes restritas a alunos de cidades do entorno de Belo Horizonte, as apresentações contam agora com a presença de crianças e adolescentes dos quatro cantos do Estado.

A edição deste ano começou na última segunda-feira. Até amanhã, cerca de 7 mil meninos e meninas dos ensinos fundamental e médio terão apreciado a música clássica direto da “casa” da Filarmônica, na região Centro-Sul da capital. Desses, pelo menos 3.200 são de municípios distantes da metrópole.

Quem assistiu ao concerto garante aprovar a iniciativa, que busca introduzir o repertório da Filarmônica nas atividades escolares, de forma lúdica. “Estimula o aluno a buscar mais conhecimento. Eles compreendem a história por trás da música e alguns até se interessam pelo período histórico de sua produção”, comenta a professora de português Terezila Barra Silva de Oliveira.

Ontem, ela e outros quatro colegas levaram 32 estudantes da Escola Estadual Professor Botelho Reis, em Leopoldina, na Zona da Mata, para conhecer o trabalho da orquestra mineira. A viagem de 320 quilômetros não desanimou os participantes do projeto. “Um dos meninos já gostava de música clássica e, após a apresentação, disse que já sabia o que queria: fazer parte do grupo”, contou.

O percurso que durou 15 horas de Jenipapo de Minas, no Vale do Jequitinhonha, até BH também não impediu que outros adolescentes apreciassem o concerto. Entre eles estava Edson Junior, de 16 anos, que reconheceu a viagem cansativa. “Mas o resultado foi muito compensador. Fiquei sem palavras”.

“Vai ser o meu primeiro dia e eu estou muito ansiosa” (Maria Gabriela, de 6 anos, aluna do Instituto Cecília Meireles, em BH, que também assistiu ao concerto ontem

Acesso 

Com o projeto, o regente da Filarmônica, Marcos Arakaki, espera que crianças e jovens “se ambientem no espaço da música clássica e conheçam a realidade de uma orquestra”. Segundo ele, 90% das pessoas que assistem à apresentação da Filarmônica pela primeira vez nunca tinham tido contato com a música erudita.

O repertório, inclusive, tem canções de compositores conhecidos e foi planejado especialmente para esse tipo de plateia. “As crianças conseguem acompanhar o raciocínio da música por meio das explicações que nós damos, e ficamos muito felizes em proporcionar essa experiência”, pontua Arakaki.

“É uma chance única (a apresentação da orquestra). Não podemos desperdiçar oportunidades como essa” (Carlos Roberto Junior, 16 anos, estudante de Arcos, na região Centro-Oeste de Minas)

Inscrições

Escolas interessadas em participar do projeto devem ficar atentas ao período de inscrições, que deve ser aberto só em meados do próximo ano. Segundo a diretora de Comunicação do Instituto Cultural Filarmônica, Jacqueline Guimarães, informações são disponibilizadas no site filarmonica.art.br. Além disso, segundo ela, é importante que os representantes das instituições de ensino demonstrem interesse junto à Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por