Projeto resgata cultivo de hortaliças não convencionais

Renata Miranda, Hoje em Dia
30/06/2013 às 08:49.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:36

JUIZ DE FORA – Imagine um almoço com entrada de salada de azedinha, estrogonofe de jacatacupé, creme de cará moela, folhas de peixinho frito e suco de capuchinha. Para quem for mais glutão, ainda é possível saborear torta de bertalha. Todos os nomes exóticos que aparecem no cardápio são hortaliças que eram muito comuns nos pratos de nossos avós.


As espécies não convencionais têm sido resgatadas por um projeto da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) desde 2006 em várias cidades da Zona da Mata
.
“É um projeto que começou com o objetivo social de garantir segurança alimentar para a população mais carente. Só que está sendo ampliado porque os produtores estão conseguindo levar para as feiras um produto com alto valor nutritivo e excelente qualidade por não ser contaminado por agrotóxicos”, afirmou o coordenador técnico regional de Horticultura da empresa, Noel de Aquino Campos.


Quando se chega à horta do produtor Maurílio Bellei Bastos, o paladar é aguçado pelo perfume exalado pelas hortaliças plantadas no lugar. O sítio tem 667 mil m², com área de proteção ambiental, muitas nascentes e uma parte dedicada à produção de verduras. Cebolinha, salsinha e couve são encontradas em abundância.


Pouco mais de mil m² foram dedicados aos produtos não convencionais, onde há espécies diversas que permitem uma mesa farta de nutrientes e sabores.
 
Tem bertalha para um delicioso refogado. Uma das hortaliças que Maurílio planta é o peixinho, conhecido também como peixinho da horta ou lambarizinho. As folhas são servidas à milanesa. Muitos dizem que tem sabor de peixe. “Tenho um cliente que compra em grande quantidade para servir de tira-gosto no bar”, disse. Além dela, Maurílio cultiva a azedinha.
 
A capuchinha é uma flor de cor intensa com gosto de agrião que serve para salada. Na feira de produtores rurais no centro de Juiz de Fora, a bandeja do produto é comercializado por R$ 2,50.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por