Projetos promovem a adoção de cartas com pedidos de sabonete a material escolar

Malú Damázio
mdamazio@hojeemdia.com.br
30/11/2018 às 20:50.
Atualizado em 28/10/2021 às 04:00
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

Símbolo de confraternização e afeto em família, o Natal também se tornou uma data marcada pela solidariedade. Assim como a tradicional ação dos Correios, muitas pessoas e instituições criaram as próprias campanhas de apadrinhamento de cartinhas. Fazer as vezes do Papai Noel é, segundo os voluntários, extremamente gratificante.

O desejo de atender a pedidos de quem poderia ficar sem presentes no fim do ano motivou a decoradora de festas Audrey Rezende, de 50 anos, a se reunir com amigos e familiares para criar o Doando com o Coração. As arrecadações do projeto são levadas para crianças e idosos da Grande BH.

Antes de criar a iniciativa, a voluntária adotava duas dezenas de cartinhas dos Correios. Mas, como a campanha nacional só é válida para crianças, Audrey decidiu investir em uma ideia que incluísse adultos e menores que vivem em abrigos. “Visitamos várias instituições e vimos que as pessoas não precisavam somente de festa de Natal. Em muitas delas, faltavam travesseiros, produtos de higiene pessoal e toalhas de banho”, relembra.

Na quarta edição, o Doando com o Coração irá abranger nove locais que atendem a pessoas com deficiência, abrigos e asilos, além de famílias de baixa renda. A entrega dos presentes tem direito a festejos e à presença do Bom Velhinho.

Na lista enviada pelos 500 participantes deste ano há pedidos de tênis de luzinha, material escolar, roupa para usar no Natal, maleta de maquiagem e um caminhão do Corpo de Bombeiros de brinquedo. Porém, Audrey ainda arrecada produtos como sabonetes, desodorantes, enxoval e fraldas.

Expansão

Estabelecimentos comerciais também decidiram engrossar a lista de projetos do tipo. Na região Centro-Sul da capital, o BH Shopping reuniu mil cartas de 13 instituições de ensino e projetos sociais da cidade. Em uma visita ao centro de compras com a neta, a lojista Keley Mesquita, de 67 anos, se deparou com uma árvore repleta de bilhetes.

Nos cartões, porém, somente o nome e a idade, sem especificar o que desejam ganhar. Keley apadrinhou dois meninos, de 3 e 5 anos. Os novos afilhados irão receber uma caixa de ferramentas de brinquedo.

A empresária celebra a expansão da campanha iniciada pelos Correios, da qual também já participou. “Meus filhos e netos sempre ganharam presentes, mas essas crianças nem sempre recebem algo no Natal”.Lucas PratesKeley Mesquita apadrinhou dois meninos

Os alunos beneficiados com as cartinhas farão a cantata neste sábado, às 9h

Cantata

Pela primeira vez, a padaria Bento XVI, no bairro Sagrada Família, na zona Leste de Belo Horizonte, terá uma cantata de Natal comandada por crianças. A celebração será um agradecimento dos alunos do Centro Infantil Berenice Catão de Magalhães Pinto, também na região, aos presentes doados por clientes do estabelecimento.

Há três anos, os funcionários da panificadora assumem o cargo de “ajudantes do Papai Noel” e apadrinham cartas escritas pelos estudantes. A árvore de Natal já está montada à espera das doações. Há uma semana, eram 150 pedidos. Na última quarta-feira, apenas dois.

Só a professora Cláudia Magalhães Gomes, de 57 anos, adotou sete. Ela participa da iniciativa desde 2017 e, após a experiência, visitou a creche para conhecer de perto as crianças assistidas.Maurício Vieira

Elisângela mostra pedidos de alunos de creche

Na época, a mulher passava por um problema de saúde, e o contato com os alunos a deu coragem para enfrentar a situação. “É uma troca sobretudo de energia. Proporcionar o bem, os sorrisos, tudo isso me fortaleceu e deixou meu coração preenchido”, afirma Cláudia.

Estar à frente de uma iniciativa solidária é uma oportunidade única, conta Elisângela Maia, gerente e nutricionista da padaria. “A satisfação e a alegria dessas crianças não tem preço. É muito bom vê-las felizes, tão pequenininhas perto das caixas enormes. Bonitinho demais”, diz.

Veja como ajudar:

Padaria Bento XVI (até 10/12)
Rua Conselheiro Lafaiete, 2.034 – Sagrada Família
BH Shopping (até 20/12)
BR-356, 3.049 – Belvedere

Correios (até 7/12)
Avenida Afonso Pena, 1.270 – Centro
Disponível em outras agências (veja em correios.com.br)

Doando com o Coração (até 15/12)
Cartinhas disponíveis na página do Facebook

Apadrinhe um Idoso (até 16/12)
Cartinhas disponíveis na página do Facebook

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por