Protesto em defesa da Petrobras fecha BR-381 e deixa trânsito caótico

Renata Evangelista - Hoje em Dia
12/10/2015 às 17:53.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:01
 (Movimento Levante Popular da Juventude/Divulgação)

(Movimento Levante Popular da Juventude/Divulgação)

Centenas de manifestantes fecharam a BR-381, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde desta segunda-feira (12). O protesto ocorreu na altura do km 485, em frente a Refinaria Gabriel Passos (Regap), no sentido capital, impedindo a passagem dos motoristas que voltavam do feriado de Nossa Senhora Aparecida.

Para bloquear a pista, os manifestantes atearam fogo em pneus e em pedaços de madeira. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e militares do Corpo de Bombeiros foram até o trecho para apagar as chamas e negociar a liberação do tráfego.

Após uma hora de protesto, as pistas foram liberadas. Contudo, o reflexo provocou congestionamento de seis quilômetros na rodovia. Durante o ato, o tráfego seguiu no sentido contrário, no esquema "Siga e Pare".

Petrobras

O protesto foi realizado pelo movimento "Levante Popular Juventude", que é contrário a privatização da Petrobras. Além disso, o grupo reivindica a destinação dos royalties do pré-sal exclusivamente para a saúde e para a educação.

Segundo a PRF, aproximadamente 200 pessoas participaram do ato. Os organizadores do evento, no entanto, contabilizaram mil participantes na ação.

De acordo com o movimento, o protesto fez parte do encerramento do II Acampamento Estadual, que aconteceu na Fundação Caio Martins (Fucam), em Esmeraldas, na Região Metropolitana. O evento recebeu jovens de todo o Estado e debateu "uma plataforma de reivindicações da juventude".
 

Atualizado às 18h30

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por