Protesto nas estradas volta na segunda-feira

Danilo Emerich - Do Hoje em Dia
29/07/2012 às 08:50.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:55
 (Carlos Rhienck)

(Carlos Rhienck)

Os caminhoneiros deram uma trégua nas manifestações que paralisaram as estradas mineiras desde quarta-feira por causa da nova regulamentação da profissão estabelecida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Nenhum ponto de interdição foi registrado no sábado (28) em função da greve dos motoristas, mas o Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga de Minas Gerais (Sinditac-MG) promete retomar, “de forma pacífica e sem bloqueios”, os protestos na próxima segunda-feira (30).

Segundo o diretor do Sinditac, Antônio Vander Silva Reis, os caminhoneiros chegaram a esboçar uma interdição da BR-381, na altura da cidade de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, mas o próprio movimento sindical conseguiu acalmar os ânimos e impedir o protesto. Uma reunião com a categoria para esclarecer a nova resolução da ANTT e reforçar o pedido de não bloqueio total das estradas ou atos de vandalismo ocorre na manhã deste domingo (29). Mais de 200 caminhoneiros estão presentes.

“Não apoiamos esse tipo de ato e nosso movimento é pacífico. Nesse fim de semana não vamos interditar nenhuma pista, mas voltamos com os protestos já nas primeiras horas da próxima segunda-feira”, adianta Antônio.

Apesar da calma temporária, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está mobilizada para garantir a liberação das estradas. O assessor de imprensa da corporação, inspetor Adílson Souza, informou que um helicóptero, vindo de Brasília, ajuda no monitoramento das rodovias. Além disso, policiais de São Paulo e Rio de Janeiro foram deslocados para Minas Gerais, assim como agentes remanejados no próprio Estado. “Vamos ficar em alerta, pelo tempo necessário”, disse.

Na última sexta-feira os protestos dos caminhoneiros saíram do controle do sindicato e causaram engarrafamentos gigantescos, além de bloquear estradas. Até ambulâncias ficaram presas nas interdições. Segundo a PRF, duas pessoas foram presas participando das manifestações.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por