O Programa Universidade para Todos (ProUni) divulgou, nesta terça-feira (18), o resultado da primeira chamada do segundo semestre de 2019. Para conferir, o canditado deve acessar a página do ProUni com o número de inscrição do Enem e a senha.

O prazo para comprovar as informações nas instituições começa, nesta terça-feira, e vai até o dia 25 de junho. No site do programa, os selecionados podem conferir a lista com a documentação necessária. 

Quem não for aprovado, nesta etapa, poderá concorrer na segunda chamada que será divulgada no dia 02 de julho. Os candidatos ainda terão a oportunidade de participar da lista de espera, a partir do dia 15 de julho.

Neste semestre, o programa ofertou em Minas Gerais 15.027 vagas, sendo 6.337 para bolsas integrais, que cobrem 100% do valor da mensalidade e 8.690 parciais, que cobrem 50% em instituições particulares de ensino superior. Em Belo Horizonte, foram ofertadas 5.772 bolsas, sendo 1.776 integrais e 3.996 parciais.

ProUni

O ProUni é um programa criado em 2004 pelo Governo Federal, que oferece bolsas de graduação e pós-graduação em instituições particulares de ensino superior.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos.

Quem pode participar 

Podem participar estudantes brasileiros sem diploma de ensino superior e que tenham cursado o ensino médio em rede pública ou bolsistas integrais em redes particulares. Professores da rede pública de ensino, no exercício da função, efetivos em instituição pública, também podem participar.

Para se candidatar, é preciso ter participado do Enem de 2018 e ter obtido no mínimo 450 pontos em todas áreas do exame e não ter zerado a redação.

*Colaborou Amanda Souza, sob supervisão de Cássia Eponine

Leia mais:
ProUni tem mais de 2 mil bolsas integrais em Minas
ProUni divulga nesta terça-feira resultado da primeira chamada