Psicóloga é presa suspeita de quebrar estátua na Praça da Estação; veja vídeo

Liziane Lopes
llopes@hojeemdia.com.br
28/06/2018 às 14:25.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:03
 (Guarda Municipal/Divulgação)

(Guarda Municipal/Divulgação)

Quem passou pela Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (28), se assustou ao encontrar uma das estátuas tradicionais do local toda destruída. De acordo com a Guarda Municipal, por volta das 20h45 dessa quarta (27), uma psicóloga de 45 anos foi presa suspeita de quebrar o monumento. 

Por estar muito alterada, segundo a Guarda Municipal, ela precisou ser algemada. Com ela, os guardas apreenderam ainda uma pequena quantidade de maconha. 

Veja vídeo da destruição:

A mulher, que estava com as mãos feridas por causa dos golpes na estátua feita de gesso, foi encaminhada à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Centro-Sul e depois levada à Central de Flagrantes II da Polícia Civil, para ser ouvida pelo delegado de plantão. Ela foi autuada por danos ao patrimônio e encaminhada ao Sistema Prisional.

Por meio de nota, a diretoria de patrimônio da Fundação Municipal de Cultura (FMC) e o Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) informaram que estão fazendo orçamentos para ações de restauro na Praça da Estação e a estátua será incluída nesse processo.

O monumento

A estátua feminina que representa o Verão é uma réplica da original que está no Museus de Artes e Ofícios também na Praça da Estação. Ela forma junto com outras três estátuas a representação das Estações do Ano. As peças originais foram substituídas como parte da revitalização ocorrida no local. 

Na ocasião, foram instaladas cópias de gesso. Já as originais são em mármore branco de Carrara e foram instaladas na praça em 1924. O nome do artista porém não consta no inventário dos monumentos de Belo Horizonte, elaborado pela  Belotur, em 2008.Guarda Municipal/Divulgação Quando os Guardas Municipais chegaram, a mulher ainda estava no local

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por