Quadrilha que desviava cargas de fertilizantes e cobre é alvo da PF em Minas e Bahia

Hoje em Dia
16/06/2015 às 08:53.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:30

Cerca de 200 policiais federais, cumpriram, na manhã desta terça-feira (16), 53 mandados judiciais, dentre eles 24 de prisão, duas conduções coercitivas e 27 de busca e apreensão em Minas Gerais e Bahia. A ação faz parte da Operação Carga Pesada, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa que agia dentro de uma cooperativa de caminhoneiros desviando cargas de navios do interior do Porto de Aratu, em Candeias, a 50 quilômetros de Salvador.

Foram identificados receptadores dessas cargas em Minas Gerais. Na cidade de Bom Sucesso, na região Centro-Oeste de Minas, por exemplo, foram cumpridos um mandado de prisão e outro de busca e apreensão nesta madrugada.

As investigações começaram a partir de duas apreensões de caminhões em Minas e São Paulo. Os policiais identificaram um desvio de R$ 100 milhões em mercadorias, principalmente em fertilizantes e concentrado de cobre, nos últimos dez anos.

A quadrilha envolvia, além do roubo das cargas, a prática de extorsão e intimidação de testemunhas. Foram identificados ainda três homicídios e três tentativas de homicídio praticados por integrantes da organização com a finalidade de silenciar testemunhas e garantir a continuidade dos crimes.

Os envolvidos responderão por furto qualificado, participação em organização criminosa, falsidade ideológica, corrupção ativa, corrupção passiva, coação no curso do processo e homicídios de testemunhas.

O primeiro escalão da quadrilha era composto pelos diretores da cooperativa, que organizava o carregamento de caminhões e o transporte de todas as mercadorias do Porto de Aratu para unidades produtoras e consumidores em diversas regiões do país. A organização criminosa contava com o auxílio de guardas e empregados das empresas furtadas, agentes da empresa de segurança patrimonial, motoristas e policiais reformados.uw

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por