Moradores de 196 municípios mineiros terão disponíveis atividades esportivas e práticas corporais acessíveis. Com investimento de R$ 6,3 milhões, por meio de emendas parlamentares, 296 unidades de academias ao ar livre foram doadas pelo governo de Minas a essas localidades. 

Módulos com sete equipamentos e uma placa de orientação estão em instalação nos 17 Territórios de Desenvolvimento, por meio de convênios e termos de doação do Executivo do Estado, por meio das secretarias de Governo e de Esportes, com as prefeituras.

“Se hoje as coisas estão complicadas, o caminho para simplificar e para sair da crise necessariamente passa pela democracia, pela atividade política, pela representação popular” (governador Fernando Pimentel)

No conjunto de equipamentos de ginástica, estão simuladores de caminhada, esqui e cavalgada, além de bancos para exercícios para pernas e braços. 
Kits de material esportivo também foram entregues às prefeituras e são compostos por jogos de camisa e coletes; bolas de futebol de campo, futsal e vôlei; redes para futebol de campo, futsal, vôlei e troféus.

Democrático

Durante solenidade de entrega simbólica das academias aos municípios, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o governador Fernando Pimentel afirmou que a parceria com os deputados estaduais tornou possível o atendimento à demanda da população por essas estruturas.

“Essa é a verdadeira democracia. Porque você faz de forma transparente, utilizando o orçamento público com o melhor propósito, que é ajudar os municípios. Esta entrega aqui simboliza o enfrentamento da crise pelos mineiros e pelas mineiras”, destacou.

Harmonia

Pimentel ainda observou a importância da harmonia entre os poderes para avançar nas políticas públicas. “O caminho para simplificar e para sair da crise necessariamente passa pela democracia, pela atividade política, pela representação popular. Temos de valorizar quem tem voto”, colocou.

O prefeito de Pains, na região Oeste do Estado, Marco Aurélio Rabelo, representou os prefeitos na cerimônia e reforçou a importância desse tipo de entrega. “Nos pequenos municípios, uma academia como essa melhora consideravelmente a qualidade da vida e motiva às pessoas”, disse.