Quase 500 poços artesianos são perfurados em cidades mineiras atingidas pela seca

Hoje em Dia
05/01/2016 às 15:00.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:53
 (Frederico Haikal)

(Frederico Haikal)

Quatrocentos e oitenta e dois poços artesianos estão sendo perfurados nas cidades do semiárido mineiro que estão com decreto de situação de emergência homologados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Em 2015, foram 133 municípios que recorreram ao órgão.

Segundo o Governo de Minas, a medida faz parte do Plano de Urgência para Enfrentamento da Seca e, no total, foram investidos aproximadamente R$ 15 milhões nos trabalhos. As obras estão sendo executadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor).

A contratação das empresas responsáveis pelos perfuramentos ocorreu sem licitação, segundo o Estado, para agilizar o atendimento às famílias atingidas pela estiagem prolongada. Contudo, o Governo garantiu que as empresas passaram por análise técnica criteriosa, tendo de comprovar que já prestaram serviços similares para órgãos públicos e que possuem capacidade de execução no prazo estabelecido.

Critério

“Cada município encaminhou sua lista de prioridades - aquelas comunidades que estão com o abastecimento de água realmente comprometido. Buscamos atender - de forma homogênea e justa - todos os cerca de 130 municípios que estão em situação de emergência”, destaca o secretario da Sedinor, Paulo Guedes.

O plano prevê, ainda, a distribuição de materiais para equipar sistemas simplificados de abastecimento de água cujos poços já estão perfurados. “Existem muitas comunidades que já têm o poço, porém, não o utiliza por falta de uma bomba ou de alguns metros de cano para levar água às famílias. São problemas que precisam ser solucionados”, declara o secretário.

O Plano de Urgência para Enfrentamento da Seca irá investir R$ 33 milhões em diversas ações que irão atender cerca de 70 mil famílias de 2.830 comunidades rurais.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por