Quatro casas noturnas são interditadas em Poços de Caldas e cinco são notificadas no Sul de Minas

Ana Clara Otoni - Do Portal HD (*)
04/02/2013 às 12:44.
Atualizado em 21/11/2021 às 00:41

Quatro casa noturnas foram interditadas na última quinta (31)  e sexta-feira (1º) em Poços de Caldas, no Sul de Minas, pelo Corpo de Bombeiros da cidade. Ao todo, 12 casas noturnas foram vistoriadas na cidade e em Andradas, Botelhos e Divisa Nova. Dessas, quatro em Botelhos foram notificadas, além de uma em Andradas e outra em Divisa Nova. Além das quatro interdições, Poços teve ainda o registro de cinco casas notificadas.

Os principais erros encontrados pelos bombeiros eram a ausência de medidas de segurança contra incêndio e pânico como falta de iluminação e placas indicativas de emergência, extintores de incêndio vencidos e até mesmo ausência deles, além de número de saídas de emergência insuficientes. Na área pela qual o Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas é responsável, das 57 casas noturnas existentes apenas 24 possuem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e, dessas, seis estavam vencidos.

Segundo o subtenente Fernando Figueiredo, as casas que foram notificadas têm até 60 dias para se adequar. "Já as que foram interditadas assim que cumprirem as normas e passarem por uma nova vistoria serão imediatamente desinterditadas", afirmou.

Algumas das casas interditadas em Poços de Caldas estão localizadas nos bairros Vila Olímpia e Parque Esperança. As demais boates não tiveram a localização divulgada. As vistorias nas demais boates da região serão realizadas nos próximos dias. "As pessoas têm denunciado mais depois da tragédia em Santa Maria e a gente tem feito um intensivo para verificar todas as denúncias", afirmou o subtenente. 

Em Pouso Alegre, no Sul de Minas, seis casas foram interditadas pelos bombeiros por não cumprirem as normas de segurança, na quinta-feira (31). Uma delas normalizou a situação e já havia retomado às atividades nessa sexta-feira (1º).

Denúncias surgiram após caso de Santa Maria

A população mineira e autoridades têm apertado o cerco em relação ao funcionamento de casas noturnas após ohttp://www.hojeemdia.com.br/noticias/brasil/saiba-como-ocorreu-a-tragedia-da-boate-kiss-em-santa-maria-1.83548, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que matou 237 pessoas, no último dia 27. Entre os dias 27 e 30 de janeiro, o 181 Disque Denúncia Unificado (DDU) de Minas Gerais recebeu 168 ligações a respeito da prevenção de acidentes e denúncias em boates, sendo 50% delas na Região Metropolitana.  Esta é a primeira vez, desde a inauguração do 181, que o Tráfico de Drogas e entorpecentes ficou na 2ª posição do ranking de naturezas denunciadas, dando lugar às ações relativas ao Corpo de Bombeiros.

(*) Com informações de Margarida Hallacoc.

Atualizada às 14h53.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por