Quatro tentativas de fuga em 24 dias na Penitenciária Nelson Hungria

Raul Mariano
rmariano@hojeemdia.com.br
24/05/2018 às 19:55.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:15
 (Reprodução WhatsApp)

(Reprodução WhatsApp)

Pelo menos quatro tentativas de fuga foram registradas na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Grande BH, em maio. A mais recente foi por meio de um túnel que estava sendo cavado e acabou descoberto por agentes na última quarta-feira. A informação, no entanto, só foi confirmada ontem. 

A unidade está parcialmente interditada pela Justiça desde o fim de abril e tem quase 700 detentos além da capacidade. A tentativa de fuga desta semana foi frustrada durante uma ronda de rotina. “As revistas foram intensificadas e grades serradas foram encontradas em mais oito celas do mesmo pavilhão. O buraco daria acesso à muralha do complexo”, afirmou, por nota, a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap).

O trabalho de contenção na área foi realizado com apoio do Comando de Operações Especiais do Sistema Prisional (Cope), que estava na unidade realizando uma ação programada, de acordo com a Seap. 

Os 15 detentos que ocupavam as celas danificadas passarão pelo Conselho Disciplinar do presídio e sofrerão sanções administrativas. A situação está sendo investigada pela direção da unidade.

Cenário

O advogado Fábio Piló, presidente da Comissão de Assuntos Carcerários da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), explica que o cenário na Nelson Hungria é propício para o surgimento de motins e rebeliões.

“Os trabalhos esportivos e religiosos na penitenciária estão sendo, aos poucos, interrompidos e isso pode gerar tensão”, afirma. “Além disso, temos que colocar novos agentes penitenciários, suprindo ao menos o déficit existente”. 

Atividades

Em nota, a Seap informou que não houve suspensão das atividades de trabalho ou de assistência religiosa na Nelson Hungria. 

A pasta ainda destacou que “o governo autorizou investimentos para a modernização do Circuito Fechado de TV, aquisição de sensores de presença e reestruturação da iluminação”.

Veja vídeo:

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por