Queijo Minas da região da Canastra é eleito o melhor do Estado

Hoje em Dia
04/07/2015 às 11:48.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:45
 (Divulgação)

(Divulgação)

O queijo produzido por um produtor de Tapiraí, na região da Serra da Canastra, no Centro-Oeste de Minas, foi eleito o melhor do Estado. A iguaria, feita por um produtor que fabrica o quitute mineiro há mais de 20 anos, ganhou o 8º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal. O evento foi realizado na última sexta-feira (3), em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Ao todo, 30 queijos concorreram ao prêmio.

O segundo lugar foi para um queijo produzido em Patrocínio, seguido por produtos feitos na Serra do Salitre, ambos na região do Alto Paranaíba, e outros dois de Rio Paranaíba. Os produtores haviam sido selecionados em etapas regionais do concurso. Os queijos foram avaliados por uma comissão julgadora, formada por estudiosos da produção queijeira e por profissionais dos serviços de inspeção da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG),  que prestam assistência técnica aos produtores.

O concurso foi realizado pela Emater-MG em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

Vasta experiência

Vencedor do concurso, o produtor Nereu Ramos Martins fabrica Queijo Minas Artesanal há mais de 20 anos. Por dia, são produzidas aproximadamente 30 unidades, vendidas por em média R$ 25. A produção é familiar.


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por