Neste calorão, hidratar é prioridade máxima para todas as pessoas. Mas só a água gelada não dá conta de aliviar a sede e é normal tentar buscar outras alternativas, como sucos e chás. Mas você sabia que também é possível se refrescar com coquetéis sem álcool feitos com frutas congeladas?

De acordo com o coordenador do curso de Gastronomia da Faculdade Promove, Jackson Cabral, dá para fazer combinações fáceis e práticas com vários tipos de frutas congeladas previamente. Basta misturar as frutas com gelo e água.

As melhores frutas para se congelar são as mais cítricas, como morango, amora, laranja, abacaxi e kiwi. Basta cortar em cubinhos e colocar em saquinhos plásticos específicos para freezer. “É importante retirar o máximo de ar possível do saquinho para não formar gelo na fruta”, explica o professor.

Se quiser congelar a maçã, é melhor tirar a casca e as sementes. Antes de ir para o freezer, é importante colocar açúcar e ácido ascórbico ou limão nessa fruta, para não escurecer. A banana é menos adequada para o congelamento.

Além de drinks (com ou sem álcool), as frutas congeladas também podem ser usadas em sucos. Basta bater no liquidificador com água.