Quinto filhote de gorila nasce no Zoológico de Belo Horizonte

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
03/09/2021 às 19:36.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:49
 (Divulgação/ Prefeitura de Belo Horizonte)

(Divulgação/ Prefeitura de Belo Horizonte)

O Jardim Zoológico de Belo Horizonte ganhou, nesta sexta-feira (3), mais um ilustre morador. Trata-se do quinto filhote de gorila nascido na instituição. O gorilinha, que ainda não teve o sexo identificado, é filho de Imbi e Leon.

De acordo com o Zoo, o filhote está no recinto junto com o restante do grupo e permanece o tempo todo no colo da mãe. O quadro de saúde do animal apresenta-se estável e, até o momento, não é possível afirmar o sexo dele, já que é preciso garantir privacidade e segurança para a família nestes primeiros dias.

Por essa razão, inclusive, a visitação à área dos gorilas foi restrita ao túnel (com as laterais interditadas), por tempo indeterminado, justamente para resguardar a tranquilidade da família com a chegada do novo membro.

O recém-chegado é da espécie gorilas da planície ocidental (Gorilla gorilla gorilla).

"A capital mineira conta, portanto, com o primeiro - e único até o momento – grupo reprodutivo desta espécie, criticamente ameaçada de extinção conforme classificação internacional, em um Jardim Zoológico da América do Sul", informou a instituição, em nota.

Para o biólogo e gerente do Jardim Zoológico de BH, Humberto Mello, o nascimento de mais um gorila comprova a experiência no manejo da espécie no Zoo.

"O sucesso das práticas aqui adotadas, fruto da dedicação, estudo e qualificação contínua de uma equipe multidisciplinar, composta por biólogos, mas também de tratadores, veterinários, educadores ambientais, zootecnista, nutricionista, e outros profissionais de apoio”.

Visitação

A prefeitura relembrou que a visitação aos espaços da Zoobotânica, entre os quais o Zoo de BH, requer agendamento prévio, sujeito à lotação máxima diária. O agendamento – que é gratuito - pode ser feito no site www.pbh.gov.br/parquesezoobotanica, no menu “agendamento de visitas”.

O pagamento dos ingressos deve ser feito exclusivamente na bilheteria do local, no dia da visita, conforme preços disponíveis no mesmo site, menu “preços e horário”.

Neste final de semana, a Zoobotânica funcionará normalmente, das 8h às 17h (entrada permitida até as 16h) e reabrirá as portas novamente, de forma excepcional, em 7 de setembro, das 8h às 17h (entrada permitida até as 16h).

Ainda segundo a administração municipal, bebês menores de 9 meses, por não poderem receber a dose de vacina contra a febre amarela, não podem acessar o local. É obrigatório o uso de máscara cobrindo nariz e boca durante toda a permanência no espaço, conforme decreto municipal vigente.

Gorilas no Zoo de BH 

LEONNascimento: 1998Quando chegou ao Zoo de BH: 2013De onde veio: Espanha

IMBINascimento: 2000Quando chegou ao Zoo de BH: 2011De onde veio: Reino Unido

LOU LOUNascimento: 2004Quando chegou ao Zoo de BH: 2013De onde veio: Reino Unido

SAWIDINascimento: 05 de agosto de 2014, no Zoo de BHPais: Lou Lou e Leon

JAHARINascimento: 10 de setembro de 2014, no Zoo de BHPais: Imbi e Leon

AYONascimento: 8 de maio de 2017, no Zoo de BHPais: Imbi e Leon

ANAYANascimento: 8 de junho de 2019, no Zoo de BHPais: Lou Lou e Leon

FILHOTE SEM SEXO DEFINIDONascimento: 3 de setembro de 2021, no Zoo de BHPais: Imbi e Leon

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por