Pelo menos 26 localidades de Ubá, na Zona da Mata de Minas Gerais, estão sofrendo desabastecimento de ága por 12 horas diárias. A falta do líquido é resultado de uma manobra operacional da Copasa, que justifica o racionamento devido “às intermitências provocadas pela baixa dos níveis dos mananciais que abastecem a cidade”.
 
Os bairros mais afetados pelas intermitências no abastecimento são: Centro, Santa Bernadete, Inês Groppo, Meu Sonho, Schetino, parte do Industrial, San Rafael, Eldorado, São Domingos, Schiavon e bairro São Sebastião. A água só chega às caixas d'água entre 6h e 18h. Durante a noite, o abastecimento é interrompido.
 
Segundo a Copasa, além das manobras operacionais, a empresa está prospectando locais para a abertura de poços para o fornecimento de água para a Estação de Tratamento. Além disso, está disponibilizando quatro caminhões-pipa que ajudam na distribuição na cidade. O serviço segue uma programação feita pela Companhia, onde o atendimento prioritário é realizado para hospitais, clínicas, postos de saúde, creches e escolas. Em seguida, os caminhões são direcionados para o atendimento aos bairros. 
 
A Copasa orienta os moradores de Ubá para evitarem desperdícios. Atitudes simples como lavar o carro com balde de água no lugar da mangueira; deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes; tomar banhos rápidos, suficientes para a higiene corporal; aguar plantas com regador; e não lavar o passeio com água tratada fazem toda a diferença.
 
Confira as regiões de Ubá afetadas com o racionamento: Bairro Aeroporto, Bairro Concórdia, Bairro Cristal, Bairro da Luz, Bairro Fazendinha, Bairro Jardim Glória, Bairro Nova Olinda, Bairro Palmeiras, Bairro Rosa de Toledo, Bairro Santa Rosa, Bairro São Judas Tadeu, Bairro Xangrilá, Avenida dos Andradas, Avenida Olegário Maciel (entre as Ruas José Teixeira de Abreu e Rua Joaquim Pereira), Praça Getúlio Vargas, Rua Giovane Biscotto, Rua Antônio Candian, Rua Belo Horizonte, Rua Cabo Geraldo da Silva, Rua Comendador Jacinto Soares de Souza Lima, Rua Conselheiro Augusto César, Rua Coronel Otaviano da Rocha, Rua Ezequiel Moreira de Abreu, Rua Francisco André Araújo, Rua Inês Guiducci e adjacências, Rua Nossa Senhora Aparecida.