O Carnaval de 2016 gerou uma receita turística direta para Belo Horizonte de R$ 54,7 milhões, valor 233,5% superior ao de 2015. Esse crescimento foi apontado em pesquisa realizada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e pela Belotur.

De acordo com a pesquisa, 61% dos turistas vieram do interior de Minas Gerais, 14,6% do estado de São Paulo, 6,1% do Espírito Santo, 4,9% do Rio de Janeiro e 3,7% do exterior.

O gasto médio desses turistas no Carnaval de Belo Horizonte, segundo a pesquisa, foi de R$ 569,83 durante todos os dias de evento. Estima-se que a capital tenha recebido aproximadamente 96 mil turistas, 124% acima do ano passado.

Grande parte desses visitantes escolheu Belo Horizonte como destino no Carnaval por ser motivada pelos amigos e familiares (45,7%).

Realizada entre os dias 6 e 9 de fevereiro, com margem de erro de 4,4 pontos percentuais e aplicação de 493 questionários junto a participantes de oito blocos de rua, a pesquisa analisou, entre outros aspectos, a motivação que levou o folião a permanecer na capital e o que trouxe o turista para participar da festa.

Além disso, diagnosticou-se o nível socioeconômico, as expectativas em relação aos produtos e serviços da cidade e a satisfação do público em relação ao evento.

Atrações

Os blocos de rua foram a grande atração do Carnaval, de acordo com 36,2% dos foliões que participaram do evento na capital. Em segundo lugar ficou o público (21,4%), seguido pela alegria/animação das pessoas (9,9%).

A festa se destacou também por ter conseguido atrair visitantes de diferentes faixas de renda. Grande parte dos moradores passou o Carnaval com amigos (63,3%) ou cônjuge/namorado (23,5%), enquanto 24% dos visitantes foram acompanhados por familiares.

Em relação à hospedagem, 73,9% dos visitantes ficaram em casa de amigos ou parentes. Os moradores participaram, em média, de 3 a 4 dias no evento, enquanto os visitantes participaram de 3 a 6 dias.

Parte considerável do público participou do Carnaval de Belo Horizonte pela primeira vez (26,7% dos moradores e 68,3% dos visitantes). Para o público que já havia participado do Carnaval na capital, a edição de 2015 foi superior às edições anteriores (68,4% para moradores e 60% para os visitantes).

Em uma escala de 1 a 10, os moradores e visitantes avaliaram os principais quesitos do Carnaval em Belo Horizonte com uma nota média de 6,7 pontos, com destaque para blocos de rua, locais do evento e horários.

Em média, cada folião participou de 3 blocos de rua durante o evento. Para os visitantes, o maior destaque foi a qualidade dos hotéis e pousadas (8,6).

Para 98,6% do público geral, o Carnaval da cidade possui potencial para atrair turistas, enquanto 96,8% dos moradores e 93,6% dos visitantes pretendem participar de uma próxima edição do evento em Belo Horizonte.

Em uma avaliação dos moradores, os principais impactos do evento para a sociedade de Belo Horizonte são positivos: 43,9% disseram que o principal impacto está relacionado à divulgação da cidade e 41,3% focou na valorização da cultura local.

E em uma escala de 1 a 10, os moradores avaliaram os benefícios gerais do Carnaval para a comunidade em 8 pontos.