Redação do Enem: veja três dos temas mais cotados e estratégias de preparação

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
25/10/2016 às 11:34.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:22

Um dos principais desafios do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e que assusta a maioria dos estudantes é a redação. A avaliação vale 1.000 pontos e pode alavancar a nota final. Por isso, a ansiedade é grande em quem vai prestar o exame. 

Para ajudar o aluno que está na saga de conquistar uma boa classificação e arrasar na redação, professores de português e redação do Cursinho da Poli listaram três temas que estão em alta e que podem cair no exame. Veja abaixo:

1. Concepção de família 
Uma discussão importante nos tempos atuais é sobre a seguinte questão: como é a família dos novos tempos? Por conta das políticas de adoção de crianças por casais homossexuais, por exemplo, cresce também a resistência de grupos religiosos a essas práticas. Dentro de uma ótica social e humana, o estudante deve refletir sobre o que deve prevalecer.

2. Impacto das tecnologias em hábitos históricos 
O avanço das tecnologias educacionais à distância e da qualidade da internet tem permitido que cada vez mais pessoas trabalhem ou estudem sem sair de casa. Isso tem gerado um impacto gigantesco no ritmo da sociedade. Países mais desenvolvidos, como, por exemplo, a Suécia e o Canadá, estão diminuindo o tempo em que as crianças passam na escola e praticamente eliminaram as lições de casa. Isso pode gerar uma mudança sem precedentes na nossa história, em que os indivíduos ficam mais tempo em casa e menos tempo em convívio com outras pessoas.

3. Gênero e identidade 
É um tema complementar ao da concepção de família. Como essa questão vai chegar às novas gerações por meio do ensino? E, principalmente, como vai chegar às camadas mais pobres da população, onde a violência contra pessoas LGBT é mais presente?

Dicas

Segundo os especialistas do Cursinho da Poli, para saber discorrer sobre o tema da redação é impressidível que o estudante fique atualizado. Uma recomendação é ler e assistir noticiários para saber contextualizar os fatos. "A leitura de jornais e revistas é fundamental. A elaboração de resumos pode ser uma estratégia interessante para fazer um arquivo e consultar posteriormente os fatos", orientam.

Além disso é importante ressaltar que os avaliadores estão em busca de uma visão crítica a respeito do assunto, não a opinião do candidato, as crenças ou atitudes. "Ou seja: é imprescindível estudar a fundo a questão, suas implicações e seus desdobramentos para que seja possível fazer uma argumentação coerente".

Não sabe o tema?

E se na hora do exame o estudante se der conta de que não conhece o tema proposto? Desesperar não vai adiantar, inclusive, pode piorar a situação. Veja no vídeo abaixo algumas dicas para tentar discorrer sem dominar o assunto.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por