As unidades estaduais de conservação em Minas devem receber neste segundo semestre mais 520 funcionários. O reforço chega para suprir lacuna deixada pelos terceirizados que foram dispensados em meados do ano passado.

A expectativa é do diretor geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), João Paulo Mello Sarmento, e foi confirmada ontem, durante lançamento do Centro de Visitantes do Parque Estadual do Rola-Moça, na Grande BH. No ano passado, o Hoje em Dia mostrou que alguns parques estaduais enfrentavam dificuldades para manter a estrutura justamente devido à falta de funcionários. 

Pelo Parque do Rola-Moça passam cerca de 18 mil veículos a cada mês, rumo aos condomínios da cidade de Brumadinho

“Dependemos da apresentação de documentos para efetuar a contratação, que está a cargo da MGS (empresa estatal de administração). Espero que, até o próximo mês, já tenhamos resolvido isso”, afirmou Sarmento. Até ontem, 200 novos funcionários já tinham sido convocados. 

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Meio Ambiente no Estado (Sindsema), Adriano Tostes de Macedo, reconhece que os problemas financeiras do governo dificultaram as contratações, mas avalia que seria necessário mais. “A demanda por funcionários é superior, a depender da necessidade de cada parque. Mas essas contratações aliviam a situação”, afirma.

Rola-Moça

O Centro de Visitantes do Parque Estadual do Rola-Moça custou R$ 7 milhões, e foi construído com recursos da mineradora Vale. A obra é parte da compensação ambiental que a empresa se comprometeu a pagar em função da ampliação da mina de Capão Xavier, vizinha à unidade de conservação.

De acordo com o gerente executivo de licenciamento ambiental, estudos, espeleologia, saúde e segurança da Vale, Rodrigo Dutra Amaral, o valor inicial da compensação, no ano de 2011, era de R$ 400 mil. No entanto, a empresa decidiu aportar mais recursos na obra.

A proposta é que o local funcione como centro de educação ambiental para receber excursões escolares e ajude a cativar os visitantes a preservar o parque. 

Assista ao vídeo sobre a inauguração do centro de visitantes e a doação do caminhão para prevenção de incêndio: