Reforma sai do papel e sinos da Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem são restaurados

Alessandra Mendes - Hoje em Dia
14/04/2014 às 08:40.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:06
 (André Brant)

(André Brant)

Após atraso de mais de um ano no cronograma inicial, as obras nas imediações da Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem, no bairro Funcionários, devem começar neste semestre. A praça onde fica a igreja vai ganhar nova iluminação, projeto de urbanismo e melhorias para acessibilidade. Mas ainda não há data prevista para o trabalho de reparação do templo, com investimentos de cerca de R$ 5 milhões.

“Se a decisão fosse nossa, as obras começariam pela igreja, mas ainda não tivemos parceiros interessados em custear a execução do projeto. Por isso vamos trabalhar no entorno e tentar captar os recursos para o restante da restauração”, explicou o padre Marcelo Carlos da Silva, um dos párocos da catedral.

A ideia é que a praça esteja pronta até o dia 15 de agosto, quando é comemorado o dia da padroeira de BH. “Queremos que o local seja mais ocupado pela comunidade. Prevemos ambientes novos para crianças, fontes e outros atrativos”, contou o padre. A obra está orçada em R$ 3 milhões. Os prédios anexos ao templo também devem ser reformados, mas o projeto para esta área ainda não foi finalizado.
 


Sinos de 1791 e 1818, serão ouvidos a cada 15 minutos, das 7 às 22 horas (Foto: André Brant/Hoje em Dia)

Patrimônio

Símbolos da igreja, cuja história se mistura com a da própria capital mineira, os sinos acompanham a passagem do tempo há mais de dois séculos na catedral, tombada pelo governo de Minas Gerais, já foram restaurados. Após três meses de trabalho, a comunidade celebrou ontem o reencontro com as peças que já fazem parte do cotidiano de todos.

Além dos sinos, que datam de 1791 e 1818, o relógio que aciona os equipamentos, também foi restaurado. Agora, será possível ouvir o badalar característico das 7h às 22h, a cada 15 minutos.

A mudança foi pensada a partir de uma recomendação do Ministério Público para conservação do patrimônio e depois que moradores reclamaram que estavam descontentes com o funcionamento do relógio durante toda a madrugada.

O culto à Nossa Senhora da Boa Viagem existe desde os primeiros registros da história da capital. A matriz foi construída em estilo barroco e inaugurada em 1793.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por