Municípios do Sul de Minas são os que mais sofrem as consequências da chuva que atinge a região desde a última sexta-feira (15). Segundo boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado, cerca de 390 famílias estão desalojadas e 140 desabrigadas neste domingo (17).

Os municípios mais afetados e em situação de risco são: Camanducaia, Cambuí, Carmo de Minas, Congonhal, Cristina, Inconfidentes, Itajubá, Itamonte, Itanhandu, Jacutinga, Lambari, Maria da Fé, Monte Verde, Munhoz, Piranguinho, Pouso Alegre, Pouso Alto, Santa Rita de Caldas, São José do Alegre, São Lourenço e Três Corações.

Entre os registros há alagamentos provocados pelo transbordamento de rios e córregos; quedas de árvores; deslizamento encostas; e trecho de rodovias interditados em decorrência da queda de barreiras. Na cidade de Cristina, cerca de 40 famílias estão desalojadas. Em Inconfidentes são 300 famílias desabrigadas, e no município de Monte Sião 50 famílias estão desalojadas e a cidade decretou situação de emergência. Em Lambari, a enchente atingiu cerca de 160 casas e 80 famílias ficaram desabrigadas.

De acordo com a Defesa Civil, o município de Itamonte foi o mais atingido pelas águas. Após de 15 horas de chuva ininterrupta, o rio Capivari subiu mais de oito metros. Moradores relataram que a água subiu muio rápido e atingiu, além de casas e estabelecimentos comerciais, um asilo. Os 13 idosos que estavam no local foram encaminhados para o hospital da cidade. A situação piorou após o cano de uma empresa - desativada há três anos - se romper e espalhar gás amônia pela cidade no sábado (16). Muitas pessoas passaram mal com o cheiro do gás e foram levadas para o hospital.

 

Confira o vídeo de um morador da cidade:

 

Enchente-2016

Publicado por Geraldo Belchior Neto em Sábado, 16 de janeiro de 2016

 

 

Algumas rodovias foram afetadas pela queda de barreiras, entre elas a BR-460, que liga Lambari a Carmo de Minas. A BR-354, em Itamonte, na altura do Km 574 continua interditada, neste domingo, para trânsito de caminhões e ônibus após deslizamentos de terra neste final de semana.